10 July 2025 -
Julho é tempo de se desconectar, cuidar do corpo e da mente, recarregar as energias e se inspirar com arte e beleza. É esse o convite da programação especial nos museus da Pampulha, oferecendo uma vasta agenda de atividades artísticas e educativas para o público de todas as idades, entre oficinas lúdicas e de criação, caminhada mediada, contação de histórias, exposição itinerante e muito mais. A programação se estende ao longo do mês e tem início no próximo domingo (12).
Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.
Conexão é o foco da programação especial Bem-Estar nos Museus da Pampulha, que propõe uma experiência para o público ao combinar saúde, cultura e qualidade de vida, oferecendo atividades físicas e terapêuticas, abertas à toda comunidade. A iniciativa nasce de um olhar sensível para o território da Pampulha, um cenário que já pulsa com a energia diária de corredores, ciclistas e entusiastas de atividades ao ar livre. Reconhecendo o potencial dessa dinâmica, o projeto busca ampliar a conexão entre os museus e as pessoas que vivenciam o entorno, transformando os espaços museais em pontos de encontro entre corpo, mente e arte, tornando-os verdadeiros refúgios urbanos.
Na abertura da programação, no domingo (12), às 9h, na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, terá a atividade “Tai Chi Chuan” com o professor Washington Luiz Alcântara. Antiga arte marcial chinesa que combina movimentos suaves, lentos e fluidos com técnicas de meditação e respiração controlada, o Tai Chi Chuan foi originalmente desenvolvido como uma prática de defesa pessoal, mas evoluiu ao longo dos séculos para se tornar uma forma de exercício físico e mental, com foco na saúde e qualidade de vida. A atividade é aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.
No dia 19 (sábado), às 9h, nos Jardins do Museu de Arte da Pampulha (MAP), terá a prática “Lian Gong em 18 terapias e Harmonização dos sopros internos”, com Maristela Botelho. O encontro propõe um mergulho em práticas corporais terapêuticas chinesas que promovem equilíbrio e combinam movimentos suaves e respiração consciente. Ideal para todas as idades e níveis de experiência, a atividade é pensada para fortalecer o corpo, tranquilizar a mente e harmonizar as energias vitais. A classificação é livre e não é necessário fazer inscrição.
Por fim, a prática da yoga vai ocupar o Museu Casa Kubitschek, criando uma oportunidade para desacelerar, respirar e cultivar a presença, enquanto se observam as paisagens culturais e naturais que tornam a Pampulha um lugar único. O visitante poderá vivenciar no dia 27 (domingo), às 9h, uma aula de Yoga - Hatha Flow, que será ministrada pelo Estúdio C Jardim Bem-Estar e é aberta a todos os corpos e idades.
- Aniversário de Paulo Werneck - inspiração modernista
Responsável pela introdução da técnica do mosaico no Brasil e autor de painéis que dialogam com ícones da arquitetura modernista no Conjunto Moderno da Pampulha, o artista Paulo Werneck é mote para a inspiração de uma série de atividades que buscam celebrar seu mês de aniversário e trazer à tona seu importante legado como um dos principais colaboradores de grandes nomes do modernismo no país.
São diversas atividades ao longo do mês, começando com a “Caminhada Paulo Werneck - Paisagem como experiência e prática”, que será realizada no domingo (12), às 9h. A proposta parte de um percurso sensível e reflexivo pelo Conjunto Moderno da Pampulha, iniciando no Museu Casa Kubitschek e seguindo em direção ao Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha).
Ao longo do trajeto, os participantes serão convidados a refletir sobre as múltiplas dimensões da paisagem e a atividade será concluída dentro da Igrejinha da Pampulha com o “Diálogos MAP: entre o religioso, o artístico e o patrimonial”, conversa com Janaína França, gerente do Conjunto Moderno da Pampulha, e Rayane Rosário, museóloga da Arquidiocese de Belo Horizonte, com mediação de Rafael Perpétuo. Inscrições prévias pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.
No dia 25 (sexta-feira), das 13h às 15h, o MAP convida para a atividade “Contação de histórias: A Lenda da Carnaubeira e oficina de desenho botânico com ilustrações de Paulo Werneck”. Por meio da contação da lenda, os participantes serão inspirados a observar os elementos naturais e a pôr a mão na massa na criação artística, permitindo que as crianças possam refletir sobre a relação entre natureza e arte, desenvolvendo sua criatividade, percepção e sensibilidade ambiental.
A ação é uma experiência criativa que propõe uma introdução lúdica ao desenho botânico, estimulando as crianças a observar atentamente as formas das folhas e transformá-las em padrões gráficos e ilustrações coloridas, assim como fazia Paulo Werneck em seus famosos painéis. A atividade é aberta a crianças de todas as idades e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.
Fechando a programação especial dedicada ao artista, o MCK realiza no dia 30 (quarta-feira), das 9h30 às 12h, a ação “Do caco a algo, como fazia Paulo: oficina de mosaico”, que convida o público amplo para uma mediação temática com destaque para o autor de uma das obras de arte integradas às paredes da casa, seguida da confecção de mosaicos em pastilhas e elementos naturais inspirados em padrões modernistas e componentes presentes no museu, como o muro de cobogós e outros aspectos arquitetônicos. Não é necessário inscrição prévia.
- Outros destaques
Ao longo do mês, às quartas, quintas e sextas, das 17h às 18h, acontece o “Casa 360º” ação educativa que convida o público a contemplar o pôr do sol emoldurado pelas curvas da Casa do Baile. Os visitantes terão acesso à “varanda” posterior ao salão, de frente à lagoa, de onde se pode contemplar pontos como o Iate Tênis Clube e o Museu de Arte da Pampulha, além de elementos da própria arquitetura do espaço. A atividade é gratuita e não é necessário se inscrever.
Outro destaque da programação é o início da exposição “MAP Itinerante” nos Centros Culturais, que convida o espectador a refletir sobre o Museu de Arte da Pampulha como um patrimônio vivo e tem o intuito de levar, para diferentes públicos de diversas regionais, um pouco de sua importante história. A mostra é composta por painéis móveis, que narram a trajetória do Museu, seus momentos mais significativos, que ajudam a entender seu importante papel no cenário das artes local e nacional.
Em cada espaço onde a mostra estiver sendo apresentada, um artista local oferecerá uma atividade relacionada ao Museu e à sua linguagem artística. A primeira parada é no Centro Cultural São Bernardo, onde a mostra poderá ser visitada de 8 a 31 de julho, de terça à sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h.
O MCK realiza, no dia 19 (sábado), das 10h às 12h, a atividade “Remendando lembranças: Oficina de restauração afetiva com o projeto Bordando Memória e Glenya Hedyna”. Usando criatividade e artesania, serão compartilhados saberes e técnicas para a confecção de restaurações afetivas, além da visita mediada à exposição, destacando-se obras com intervenções feitas pela antiga moradora da casa que hoje abriga o Museu, a senhora Juracy Guerra. A ação vem em confluência à celebração de aniversário de Dona Juracy, nascida em 9 de julho de 1912, que dedicou 50 anos de sua vida à moradia na Pampulha, executando diversas intervenções de reparo ou decoração nos móveis da casa.
E no fim do mês, a diversão está garantida com a “Oficina de bolhas de sabão gigantes”, no dia 26 de julho (sábado), das 16h às 17h30, que convida toda a família para brincar. A ideia é promover o desenvolvimento corporal e sensorial, criatividade e imaginação dos participantes, que criam bolhas de sabão via brinquedos artesanais, feitos por produção própria. Não é necessário inscrição prévia.
Serviço
Programação de julho no projeto Museus Pampulha
Todo o mês - quartas, quintas e sextas, das 17h às 18h
Casa 360°
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Sujeito à lotação
Local: Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
8 a 31 de julho - Terça à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h
Exposição “MAP Itinerante” nos Centros Culturais
Local: Centro Cultural São Bernardo - Rua Édna Quintel, 320, São Bernardo
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Dia 12 (sábado)
Das 9h às 10h
Bem-estar nos Museus Pampulha - Tai Chi Chuan com Washington Luiz
Local: Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Programação Especial Paulo Werneck - Caminhada Paisagem como Experiência e Prática
Local: saída do Museu Casa Kubitschek até o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), onde será realizado o Diálogos MAP
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Inscrições prévias pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br
Das 10h30 às 12h
Diálogos MAP: Entre o religioso, o artístico e o patrimonial - com Janaína França e Rayane Rosário
Local: Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha)
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Dia 19 (sábado)
9h
Bem-estar nos Museus Pampulha: Lian Gong em 18 terapias e Harmonização dos sopros internos, com Maristela Botelho
Local: Museu de Arte da Pampulha
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Das 10h às 12h
Remendando lembranças: Oficina de restauração afetiva com o projeto Bordando Memórias e Glenya Hedyna
Local: Museu Casa Kubitschek
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Dia 25 (sexta-feira) - das 13h às 15h
Programação Especial Paulo Werneck - Contação de História: “A lenda da Carnaubeira” e oficina de desenho botânico com ilustrações de Paulo Werneck
Local: Museu de Arte da Pampulha - Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Inscrições prévias pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br
Dia 26 (sábado) - das 16h às 17h30
Oficina de bolhas de sabão gigantes
Local: Museu de Arte da Pampulha
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Dia 27 (domingo)
9h
Bem-Estar nos Museus da Pampulha: Aula de Yoga - Hatha Flow com Estúdio C Jardin Bem Estar
Local: Museu Casa Kubitschek
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Das 9h30 às 12h
Programação Especial Paulo Werneck - Oficina de mosaico - Do caco a algo, como fazia Paulo Werneck
Local: Museu Casa Kubitschek
Atividade gratuita / Classificação: Livre
Endereços:
- Museu Casa Kubitschek: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188
- Museu de Arte da Pampulha: Otacílio Negrão de Lima, 16.585
- Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design: - Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha