Pular para o conteúdo principal

Programação em toda cidade é marca de Desafio Mundial da Natureza em BH
Foto: Nadja Simbera

Programação em toda cidade é marca de Desafio Mundial da Natureza em BH

criado em - atualizado em

Ações educativas, trilhas guiadas, blitz e observação noturna marcam o 10º Desafio Mundial da Natureza Urbana, realizado de 25 a 28 de abril, em toda a BH. O objetivo é estimular que a população registre, por meio de fotos e sons, a biodiversidade presente em diferentes localidades. A programação gratuita e completa está aqui.

O Desafio em BH, coordenado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) em parceria com outras instituições, contará com programação gratuita em parques municipais e estaduais, Zoobotânica, museus e campus de universidades. Por meio do aplicativo iNaturalist - que pode ser baixado, de forma gratuita, em aparelhos do sistema iOs e Android - os participantes poderão registrar fotos de plantas, fungos e animais, contribuindo para a ampliação de base de dados científicos.

Equipes de voluntários estarão nesses espaços para auxiliar nos registros, assim como também com outras atividades educativas. Dentre elas, estão as trilhas ecológicas que convidam o público para uma imersão na natureza, conhecendo um pouco mais sobre as espécies, características e importância para o ecossistema. Haverá, ainda, observação noturna, no Parque Nossa Senhora da Piedade, com grupos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para observação da fauna noturna, que é atraída pela luz. “Estamos empenhados para que a população se envolva com o desafio e participe de forma ativa, fazendo os registros nas áreas com programações, outras áreas verdes ou até mesmo no seu bairro, na sua rua. Essa experiência irá contribuir para que a população tenha um melhor entendimento sobre a importância da biodiversidade e de sua conservação. Além disso, os dados coletados irão servir para aprimorar o banco de dados sobre as espécies presentes na cidade”, explica o presidente da FPMZB, Gelson Leite.

Sobre o Desafio Mundial da Natureza

O Desafio Mundial da natureza Urbana é uma competição amigável com mais de 700 cidades ao redor do mundo. A proposta é estimular a reflexão sobre a convivência entre cidade e natureza, destacando como as áreas urbanas podem ser ambientes ricos em espécies de seres vivos e aprendizado.

É a primeira vez que BH participa do evento, que é realizado desde 2015, e organizado pelo Museu de História Natural do Condado de Los Angeles (Natural History Museum of Los Angeles County, em inglês) e pela Academia de Ciências da Califórnia (California Academy of Sciences, em inglês) dos Estados Unidos. Em Belo Horizonte, a ação conta com a realização local da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Ecoavis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Museu da PUC Minas, Rede de Jovens da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE), Centro Universitário UNA, Trilha Transespinhaço, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Governo de Minas Gerais. O evento integra as ações do Plano de Ação Territorial para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Espinhaço Mineiro, o PAT Espinhaço, dentro do Proespécies  do Ministério do Meio Ambiente.