Pular para o conteúdo principal

Programa de Inclusão Digital recebe o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva
Divulgação

Programa de Inclusão Digital da PBH recebe o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva

criado em - atualizado em

O Programa de Inclusão Digital (PID) da Prefeitura de Belo Horizonte recebeu o Prêmio de Referência Nacional na 20ª edição da premiação Brasil Digital Ozires Silva, que aconteceu em São Paulo nessa segunda-feira (22). A iniciativa é responsável por garantir conectividade, dispositivos e letramento digital para todos os cidadãos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

A experiência da PBH foi publicada no manifesto Brasil Digital, um guia de referência para as pessoas e organizações que estejam engajadas em iniciativas de inovação e transformação digital.  “Não ficamos contentes só pela vitória, a publicação no manifesto permite que outros possam conhecer o Programa, uma das prioridades do prefeito Fuad Noman, e posiciona Belo Horizonte como referência em inclusão e transformação digital”, destacou Jean Mattos, diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).

Nos últimos anos, as iniciativas de inclusão digital da PBH foram reconhecidas em diversas premiações. O Programando Sonho Delas, curso de programação voltado para o público feminino, ficou entre os três finalistas no Smart Cities Award Barcelona; o Prêmio Inovacidade agraciou o PID como um dos vencedores da 9ª edição; e no último ano, a iniciativa foi finalista na categoria Human-CentriCity no prêmio Seoul Smart Smart City Prize.

“O Programa de Inclusão Digital tem sido constantemente reconhecido, internacional e nacionalmente, e é uma alegria recebermos mais esta premiação”, celebrou Milla Fernandes, diretora de Inclusão Digital da Prodabel.

Na somatória são mais de 4.300 pontos de wi-fi e 130 telecentros espalhados por toda a cidade, com espaços de acesso livre e gratuitos a computadores. Além disso, já foram emitidos, a partir do programa, mais de 12 mil certificados em cursos gratuitos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e cerca de 3 mil equipamentos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones, recondicionados e entregues para uso.