Pular para o conteúdo principal

Programa de Inclusão Digital da PBH é finalista em premiação internacional
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Programa de Inclusão Digital da PBH é finalista em premiação internacional

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte é finalista no prêmio Seoul Smart City Prize, na categoria Human-CentriCity, com o Programa de Inclusão Digital que proporciona ações eficazes para a inserção da população em situação de vulnerabilidade no universo da tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O trabalho acontece, simultaneamente, em três pilares: conectividade, com a instalação e manutenção de pontos de internet gratuita em todas as vilas e favelas da cidade e distribuição de dispositivos, sejam eles computadores, tablets e smartphones que depois de recondicionados são doados para famílias atendidas pelo projeto e que não tenham em casa nenhum outro dispositivo com acesso à internet. O terceiro pilar do programa é a capacitação através de oficinas e curso de tecnologia. 

BH já conta com mais de 3.700 pontos de internet gratuita e o programa está chegando a 100% de cobertura em todas as vilas e favelas da cidade. Foram mais de 2 mil equipamentos recondicionados e 9.300 certificações nos cursos presenciais e em EAD para a população assistida pela Prefeitura. “A Inclusão Digital é parte importante da estratégia, proporcionando aos cidadãos novas oportunidades, como a geração de emprego e renda e o impacto dessas iniciativas em diversos campos sociais, como cultura e educação. A qualidade de vida e o bem-estar social é resultado que temos aferido com o programa, ao fazer com que a tecnologia chegue até a população juntamente com ferramentas e conhecimentos necessários para utilizá-la”, explica o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte. A Prodabel é a responsável pela implementação do Programa de Inclusão Digital para a prefeitura de BH.

Em 2018, a cidade ocupou o 7º lugar geral no ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems. Em 2019, o projeto da Prodabel voltado ao ensino de programação ao público feminino, chamado Programando Sonhos Delas, ficou entre os três finalistas em Barcelona, durante o Smart Cities Award, na categoria Cidades Inclusivas e Compartilhadoras. 

Belo Horizonte ficou pelo terceiro ano consecutivo, em 2021, entre as finalistas do deste mesmo prêmio na categoria  “City Award”. Em 2022, o Congresso Smart City Expo Latam, sediado no México, elegeu Belo Horizonte como uma das três principais “cidades inteligentes” do mundo. Também em 2022, a mais importante premiação de Smart City da América Latina, o Prêmio Inovacidade, elegeu o Programa de Inclusão Digital BH como um dos vencedores da 9ª edição.

Desta vez, a cidade é finalista na iniciativa do Governo Metropolitano de Seul e da fundação World Smart Sustainable Cities Organization (WeGO), que visa reconhecer programas de cidades inteligentes pelo mundo. A cidade vencedora será conhecida no dia 25 de setembro em Seul, durante o World Cities Summit Mayors Forum 2023, organizado pelo governo da capital sul-coreana.