Pular para o conteúdo principal

Programa da PBH reúne gestores para avaliar ações ao longo do ano
Divulgação/PBH

Programa da PBH reúne gestores para avaliar ações ao longo do ano

criado em - atualizado em

Promover o nivelamento de ações e verificar os avanços do Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente (BHCI). Este foi o objetivo da reunião que aconteceu nessa quinta-feira (4) com secretários e representantes de órgãos da PBH que atuam diretamente com o programa. 

A reunião foi conduzida pelo diretor-presidente da Prodabel e coordenador do programa, Jean Mattos Duarte, que fez uma apresentação das ações do programa em diversas secretarias dentro dos principais eixos: sustentabilidade, meio ambiente e bem-estar; mobilidade e segurança; governança, cidadania e serviços ao cidadão; desenvolvimento econômico e urbanismo; cultura tecnológica e inclusão digital. “Belo Horizonte dialoga com a inovação, dialoga com uma visão de futuro de cidade com a transformação digital. Mas fazemos isso com formas inovadoras de resolver problemas. E hoje somos uma das principais capitais do país com reconhecimento, inclusive internacional, graças às iniciativas de inovação”, comemora Jean. 

O BHCI agrega diversas iniciativas e projetos que objetivam aumentar a capacidade de resposta da administração pública, tornando a cidade mais fluída e um lugar mais agradável para se viver, alinhada à tecnologia, inovação, sustentabilidade e resiliência. 

No último ano Belo Horizonte foi reconhecida como a 2ª cidade mais inteligente da Região Sudeste e foi a única cidade do país a figurar em um estudo internacional sobre a temática. O momento de encontro entre os agentes do BHCI ainda reforçou o propósito e o compromisso das ações e ideias já vigentes no programa, tendo como inspiração a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, que estabelece um conjunto abrangente de diretrizes que visam transformar as cidades brasileiras em ambientes mais diversos e justos.