Pular para o conteúdo principal

Programa da PBH incentiva e apoia a doação de leite materno
Divulgação/PBH

Programa da PBH incentiva e apoia a doação de leite materno

criado em - atualizado em

Em 19 de maio é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A Prefeitura de Belo Horizonte mantém em funcionamento, durante o ano todo, um programa que apoia o aleitamento e a doação do leite materno. O serviço conta com um posto de coleta para o recebimento do alimento, além de recolhimento domiciliar do leite excedente das mães que amamentam e optam por se tornar doadoras.

O leite materno é coletado semanalmente na casa da mãe doadora, pelas Equipes de Saúde da Família de 15 centros de saúde da capital, que participam do programa como Unidades Coletoras de Leite Humano (UCLH).

Os profissionais também são responsáveis por repassar as orientações sobre a forma correta de retirada e armazenamento do leite materno. Após o recolhimento domiciliar, o leite segue para armazenagem e controle de qualidade no Posto de Coleta de Leite Humano, localizado na Unidade de Referência Secundária Saudade (URS Saudade).

Unidades de Coletoras de Leite Humano (UCLH)

Barreiro: Centro de Saúde Vila Cemig
Centro-Sul: Centro de Saúde Cafezal
Leste: centros de saúde Alto Vera Cruz, Boa Vista, São José Operário, Paraíso, Pompéia, Taquaril e Vera Cruz
Nordeste: centros de saúde Alcides Lins, Cachoeirinha, Vila Maria e Marcelo Pontel
Noroeste: centros de saúde Bom Jesus e Ermelinda

Os endereços desses centros de saúde estão disponíveis no Portal da PBH.

As informações sobre como extrair e armazenar o leite materno também podem ser verificadas no portal.

Encaminhamento

Todo o leite recolhido é encaminhado para o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares para pasteurização e oferta a recém-nascidos internados em UTI neonatal, principalmente aos prematuros com indicação absoluta de leite humano.  Cabe destacar que um litro de leite humano doado pode alimentar até 10 recém-nascidos.

Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite humano, por meio da doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Toda mulher que está amamentando é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. A lactante que estiver com excesso de leite e desejar fazer uma doação ou ser doadora regular pode ligar para o número 3277-7796 ou procurar um dos 15 centros de saúde que atuam como UCLH. Para doar é necessário apresentar documento de identidade e a caderneta do pré-natal com resultado de exames.

Posto de coleta do Hospital Odilon Behrens (HOB)

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, também mantém um Posto de Coleta de Leite Humano para o atendimento de mães de crianças internadas na instituição.

Os horários de coleta no próprio hospital são: 9h às 10h30; 12h às 13h30; e 15h às 16h30. A unidade também disponibiliza o serviço de busca das doações na casa das doadoras externas, ou seja, que não estão no hospital. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3277-6184.

No Posto de Coleta de Leite Humano do HOB, em 2023, por exemplo, foram ordenados 518 litros de leite das mães do neonatal para o consumo dos próprios filhos e outros 267 litros coletados para a doação. Esse leite, indispensável para a nutrição e recuperação dos prematuros, alimentou 772 bebês, uma média de 65 crianças por mês