5 Maio 2022 -
A Prodabel deu início nesta semana a mais uma turma do Curso de Informática para Idosos. Ao longo de quase dois meses, os alunos vão aprender a usar o computador, acessar a internet, redes sociais e utilizar a tecnologia para facilitar o dia a dia. Também estão abertas as inscrições para os cursos presenciais de informática, programação web, montagem e manutenção de computadores. Basta acessar este link para participar.
De acordo com o gerente Pedagógico da Prodabel, Thiago Ferreira, as funcionalidades básicas e o primeiro contato dos idosos com a tecnologia serão providenciados no curso. “A informática está presente em todas as nossas atividades, por isso elaboramos um curso onde o aluno aprende usar o computador e também acessar a internet e realizar ações no sentido de facilitar a sua vida, como até usar aplicativos, interagir e resolver questões pessoais usando os benefícios da interação tecnológica”, explica.
“Muitas vezes os idosos não conseguem acompanhar o rápido avanço das tecnologias, e, para alguns nem mesmo atividades cotidianas simples, tais como efetuar pagamentos, fazer compras, solicitar carro por aplicativo, são fáceis. Tal fenômeno é caracterizado como exclusão digital que atinge os cidadãos das mais diversas faixas etárias e classes sociais”, explica Paulo Monteiro, professor do curso da Prodabel.
Segundo o professor, é gratificante ensinar para os idosos. “A satisfação de ensinar para essa faixa etária da população é imensa. O retorno, na forma de reconhecimento da importância do ensino e de gratidão pela disponibilidade, é imediata. A idosa e o idoso deixam claro, desde os primeiros contatos em aula, que o conteúdo está sendo muito relevante para o seu cotidiano, para a sua autonomia na realização das atividades do dia-a-dia, comenta Monteiro.
A aposentada Maria Raimunda dos Reis, 71 anos, moradora do bairro Esplanada, está interessada em aprofundar os estudos de informática. “Fiz todos os cursos on-line com vocês e estou feliz em conhecer pessoalmente quem me fez companhia durante a pandemia”, sorri, ao contar das aulas na plataforma da PBH.
Carlos Efigênio Brandão tem 74 anos e é serralheiro aposentado. Ele resolveu procurar a Prodabel incentivado por um amigo. “Nunca mexi num computador. Mas ainda dá tempo, né? Quero aprender e vou fazer muita coisa ainda usando essa máquina”, expressou com alegria, ao mesmo tempo em que fazia os primeiros exercícios no teclado.