Pular para o conteúdo principal

Prodabel abre as portas do mundo da tecnologia para moradores de abrigos de BH

criado em - atualizado em
Com o objetivo de oferecer uma oportunidade a quem, muitas vezes, não acreditava mais que portas pudessem se abrir, a Prefeitura, por meio da Prodabel, criou a primeira turma do curso de Informática Básica formada exclusivamente por moradores de abrigo.
 

Otto Silêncio de Andrade, 54 anos, é morador da Unidade de Acolhimento Institucional Anita Gomes dos Santos, no centro da capital e faz parte desta primeira turma. “Vi um cartaz com as atividades oferecidas pela Prodabel e imediatamente quis saber mais”, conta. Ele procurou a assistente social do abrigo para pedir ajuda. Juntos, eles pesquisaram quem mais poderia ter interesse nos cursos e entraram em contato com a empresa. Em pouco tempo, o assunto ganhou força e um foi animando o outro. A Prodabel apoiou a causa e criou uma turma só para moradores de abrigo, uma ação inédita na gestão municipal.

 

Empolgado com a oportunidade, Otto faz planos. “Tudo na vida tem um início e tenho que aproveitar essa chance. Quero absorver o máximo de informações, me esforçar para aprender e depois fazer outros cursos que eu já sei que existem na Prodabel, como o de Manutenção de Computadores, por exemplo. É um reinício e uma chance de dar a volta por cima”, disse. 

 

A turma conta com 20 alunos, todos moradores do abrigo Anita Gomes dos Santos. As aulas, que começaram no último dia 13, serão ministradas na unidade da Prodabel, no bairro Ipiranga, três vezes por semana e a carga horária total é de 40 horas. 

 

“A possibilidade de levar a inclusão digital aos diversos moradores de Belo Horizonte é uma vocação da Prodabel. Para mim, o papel mais importante deste curso é devolver a estas pessoas a dignidade, respeito, elevar a autoestima e oferecer uma chance de voltar ao mercado de trabalho”, afirmou Adriano Ventura, assessor da Prodabel. 

 

Cursos

A Prodabel oferece cursos gratuitos na área de tecnologia para pessoas de todas as idades. Formação e Vivência em Informática para Jovens, Planilha Eletrônica Aplicada, Manutenção e Recondicionamento de Computadores, Rede de Computadores, Artes Visuais, Ciências da Computação e Informática Básica são apenas alguns exemplos de atividades promovidas no Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação da Prodabel ( rua José Clemente Pereira, 440, bairro Ipiranga).  

 

Quem tiver interesse em se inscrever para turmas futuras pode entrar em contato pelo telefone 3277-6064.

 

 

15/03/2019. Curso para moradores de abrigo. Fotos: Divulgação/Prodabel