Pular para o conteúdo principal

Em loja de brinquedos infantis, mulher conversa com lojista
Foto: Divulgação PBH

Procon realiza fiscalização em lojas para o Dia das Crianças 

10/10/2019 | 20:50 | atualizado em 11/10/2019 | 09:30

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Procon Municipal, tem intensificado ações de fiscalização com foco no Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado, dia 12. A operação tem como objetivo verificar o cumprimento das normas consumeristas determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor e demais legislações municipais, tendo como alvo o comércio de produtos para o público infantil, entre eles, roupas, sapatos, brinquedos e similares.

 

Até agora, foram realizadas 94 vistorias em toda a cidade, 38% a mais do que no ano passado. De acordo com Mônica Coelho, os principais problemas encontrados são a inexistência de informações de preço à vista dos produtos de modo claro, correto, preciso e ostensivo, bem como a inexistência de informação quanto às condições e formas de pagamento e troca, e inexistência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor e de cartaz com os telefones dos órgãos de defesa do consumidor afixado. Há ainda problemas com a falta de cartaz afixado com informação e prestação de atendimento preferencial, além dos já previstos no Código de Defesa do Consumidor.

 

Vale ressaltar que, caso o consumidor se sinta lesado, deve guardar a nota ou cupom fiscal, ou comprovante da compra pelo cartão de crédito, e realizar o agendamento eletrônico para atendimento pelo Procon BH, por meio do agendamentoeletronico.pbh.gov.br. Pedidos de fiscalização podem ser feitos pelo e-mail do procon@pbh.gov.br.


Últimas Notícias

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte Serviços relativos ao ISS ficarão indisponíveis entre os dias 9 e 14

Nesse período, será feita a atualização da versão do banco de dados e outras intervenções tecnológicas.

04/06/2020 | 18:13
Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte Live do Arquivo Público integra programação da 4ª Semana Nacional de Arquivos

A participação ocorrerá virtualmente, respeitando os protocolos de saúde vigentes na cidade para o combate à pandemia da Covid-19.

03/06/2020 | 18:16