Pular para o conteúdo principal

Enfermeira preparando a seringa para a vacina
Foto: Adão de Souza

Prefeitura reforça importância de vacinação em crianças e adultos

criado em - atualizado em

A campanha de vacinação contra pólio, sarampo e multivacinação termina na próxima sexta-feira, dia 20. Em Belo Horizonte, até o momento, pouco mais de 57 mil crianças de 1 a 4 anos receberam a vacina contra a poliomielite, o que representa 52% do público a ser vacinado (109 mil crianças).

No caso da vacina contra o sarampo, para pessoas entre 20 e 49 anos de idade, apenas 10% do público-alvo foi imunizado. Já a multivacinação tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de zero a 14 anos.

“A cobertura vacinal, tanto para pólio quanto para sarampo, está baixa. A população precisa se imunizar contra essas doenças, que são graves. O sarampo era uma doença que estava controlada e, nos últimos anos retornou, inclusive com registro de óbitos no país. As vacinas são seguras e salvam vidas”, explica a diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Paixão.

Em 2019, Belo Horizonte registrou 55 casos de sarampo. Em 2020, são oito casos confirmados e um está em investigação. “Em Minas Gerais não há registro de pólio desde 1987, mas se não vacinarmos nossas crianças, essa doença vai voltar”, acrescenta Lúcia Paixão.

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira nos Centros de Saúde do município. Todas as unidades estão abertas e preparadas para atender à população de forma segura. Os espaços de vacinação têm entradas separadas dos demais serviços e os profissionais atendem somente na imunização. A Prefeitura capacitou e orientou os profissionais quanto à proteção e cuidados contra o novo Coronavírus.

Para a entrada nas unidades de saúde é obrigatório o uso de máscaras, exceto em crianças de até 2 anos. É fundamental que os responsáveis levem a caderneta ou cartão de vacinação para conferência das doses aplicadas e uma melhor avaliação das vacinas e doses pendentes.

Os endereços e horários de funcionamento dos Centros de Saúde podem ser acessados nesta página.