20 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte reforça a orientação para que a população receba a vacina contra a febre amarela, considerando a circulação do vírus no país, com registros da doença em humanos no estado de São Paulo e na região Sul de Minas Gerais. O município oferta o imunizante gratuitamente na rede SUS-BH. As doses estão disponíveis nos 153 centros de saúde da capital e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
Os últimos registros de febre amarela em humanos em BH foram em 2018, com 15 casos importados, ou seja, situações em que a doença foi contraída fora da capital. “Nós fazemos um monitoramento diário na cidade, mas precisamos da ajuda da população. A vacina contra a febre amarela é fundamental para prevenir a doença, que é grave e pode levar ao óbito. E a pessoa vacinada não protege somente ela, mas o coletivo, já que isso contribui para diminuir a propagação do vírus. Por isso, a necessidade de as pessoas manterem a dose em dia”, reforçou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.
É importante lembrar que a aplicação da vacina é feita de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada pessoa. A verificação do cartão de vacina é responsabilidade de profissionais da rede SUS-BH. As equipes também estão preparadas para esclarecer dúvidas dos usuários.
Esquema vacinal
O esquema vacinal da febre amarela é composto por uma aplicação aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Acima de 4 anos o imunizante é administrado em dose única. Atualmente, o índice de vacinados está em 81% para menores de um ano de idade, de acordo com dados do LocalizaSUS. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é 95%.