16 July 2025 -
Administrado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) realizou a terceira edição do Arraial dos Pacientes. Os que atendiam a critérios clínicos previamente estabelecidos, garantindo a segurança assistencial necessária, receberam um convite impresso para participar do evento. A ação reforçou o cuidado humanizado, com o objetivo de amenizar os impactos da internação hospitalar na saúde mental.
O Arraial dos Pacientes é uma pequena festa realizada pela equipe para os pacientes e acompanhantes. A programação deste ano contou com a quadrilha de funcionários, comidas típicas e apresentação musical do Coral HMDCC. No repertório, músicas conhecidas para todo mundo cantar junto. Regida pela doutora em música pela UFMG, Ana Carolina Malaquias Pietra, a apresentação incluiu clássicos como Xote das Meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas) e La Belle de Jour (Alceu Valença).
Quando a festa começa, os sorrisos surgem nos rostos. A dança, timidamente, contagia os corpos, mesmo que apenas as mãos, ombros ou pés balancem no ritmo das músicas. “Por um momento, nem parece que estou internado, parece que estou realmente em uma festa junina”, afirma o paciente José Geraldo da Silva.
Alguns critérios clínicos para a participação dos pacientes foram não ter doença de transmissão aérea ou estar sem restrição alimentar, por exemplo. Mas, com todo o cuidado ofertado pelas equipes, é possível incluir até pacientes do CTI. Nesta edição, dois aceitaram o convite da equipe do hospital e compareceram.
Quem também curtiu foi a paciente Domelita Gonçalves de Souza. “A equipe daqui é muito humana. Que Deus esteja sempre protegendo vocês. A festa esteve maravilhosa, tive um dia bem feliz e o Coral é nota 10”, comemorou.
Cortejo junino
Para quem não pôde participar do Arraial dos Pacientes, a festa junina foi levada até os leitos em forma de música e brincadeira, com a presença dos artistas do Instituto Hahaha no Cortejo Junino, que também acontece anualmente e tem revelado talentos entre os pacientes. João de Paula, por exemplo, não resistiu à alegria do cortejo e integrou o time de artistas tocando sanfona para a equipe que cuidava dele.
A diretora executiva do Hospital Célio de Castro, Cristina Peixoto, reforça a importância de iniciativas como essa. “O Arraial dos Pacientes vai muito além de uma festa junina, é uma expressão do cuidado integral que oferecemos a cada um dos nossos pacientes. Sabemos que a hospitalização é um período difícil, de fragilidade, e por isso buscamos proporcionar momentos de alegria e acolhimento. Acreditamos que, além do tratamento clínico, a saúde mental e emocional também desempenha um papel fundamental na recuperação", destaca.