Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza Primeiro Encontro de Jovens Surdos de Belo Horizonte
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura realiza Primeiro Encontro de Jovens Surdos de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura promove nesta sexta-feira (28) e no sábado (29) o Primeiro Encontro de Jovens Surdos de Belo Horizonte. O evento é direcionado a pessoas de 18 a 35 anos e conta com a participação de representantes da sociedade civil e lideranças ligadas à Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte (SSBH). O encontro acontece no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) (Rua Guaicurus, 50, na Praça da Estação), das 18h às 21h, no dia 28, e das 10 às 16h, no dia 29 de abril. A estimativa é que cerca de 100 pessoas participem do Encontro. 

 

O evento foi  idealizado pela Diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, vinculada à Subsecretaria de Direitos de Cidadania, e organizado em parceria com lideranças jovens surdas com o objetivo de trazer uma programação que inspira os jovens em seu processo de empoderamento e os incentiva a lutarem pelos seus direitos. Na programação, apresentações culturais, dinâmicas e palestras sobre inclusão, movimento surdo e resistência, além de surdos no esporte. Durante todo o evento há a presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para garantir a acessibilidade e inclusão dos participantes. 

 

O diretor de Políticas para as Pessoas com Deficiência da Prefeitura de BH, Luiz Vilani, destaca a importância da realização do encontro como estratégia de fortalecimento das políticas para as pessoas com deficiência e como forma de promover a inclusão e ampliar a visibilidade das pessoas surdas. “Importante a Prefeitura incentivar debates como esses e estimular a apropriação dos espaços da cidade pelos jovens surdos. Esse deve ser um processo continuado de formação de lideranças para o movimento de luta pela inclusão das pessoas com deficiência”.

 

Relatório publicado pelo Instituto Mano Down com dados do IBGE projetados para 2020, 2% da população de Belo Horizonte tem deficiência auditiva, sendo que metade dessas pessoas tem o quadro agravado, o que representa mais de 23 mil pessoas no município. Para que se compreenda melhor, a deficiência auditiva ou surdez consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo.

 

Programação:

 

28/4 - sexta-feira

18h - Abertura | Participação com perguntas 

20h às 21h - STAND UP Comedy com Marcos Vinni (@vinnphoto).

 

29/4 - sábado

10h às 11h30 - Dinâmica inicial com Éricka Macedo e Marcos Vinni.

11h30 às 12h30 - Palestra com influencer Marcos Vinni.

12h30 às 13h50 - Almoço 

14h às 15h20 - Mesa - Movimento surdo e Resistência, com Lideranças do Movimento Bilíngue e SSBH Rosely Lucas e Thaís Abreu 

15h20 às 16h - Dinâmica: Surdos no esporte, com Hélio Alves e Wander Júnior

16h - Encerramento

QUERO ME INSCREVER