Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza ações de segurança alimentar no Mês da Alimentação
Foto: Débora Silva/PBH

Prefeitura realiza ações de segurança alimentar no Mês da Alimentação

criado em - atualizado em

Ao longo de todo o mês de outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza atividades para marcar o Mês da Alimentação. O objetivo é colocar em pauta temas como a agroecologia na cidade, consumo, desperdício, comercialização de produtos da agricultura urbana e familiar, qualificação e formação para o mercado da gastronomia, entre outros. Confira toda a programação.


A implantação de uma Unidade Produtiva no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Rua Perdizes, 336 - Caiçara), que acontecerá no dia 24 de outubro, é um dos destaques da programação. A horta elevada proporcionará às pessoas idosas o contato com a produção de alimentos de forma adaptada. A atividade faz parte também do Outubro Prateado, o mês de valorização do idoso. 

Outra atividade importante é o Circuito Curto da Agricultura Urbana - Conectando Chefs e agricultores. Em parceria com Frente Mineira da Gastronomia e a Belotur, chefs de cozinha parceiros farão visita a uma horta agroecológica na região do Barreiro para conhecer os processos de produção, capacidades e itens produzidos. A intenção é construir pontes entre eles e incentivar à comercialização dos produtos. Já no Centro de Referência em Segurança Alimentar Nutricional - Mercado da Lagoinha, os profissionais da cozinha também conhecerão os cursos de formação e qualificação em gastronomia. 

Formação 

Os equipamentos públicos da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional serão palco de atividades de formação e qualificação profissional como oficinas de Educação Alimentar e Nutricional no Banco de Alimentos. Também terá início as aulas do curso de Auxiliar de Cozinha/Trilha da Comida Mineira e Belo-Horizontina e o evento Agroecologia no CRESAN, que além da atividade de formação, busca o compartilhamento de conhecimentos sobre agroecologia, comercialização de produtos e troca de mudas e sementes. 

Já nos Restaurantes Populares, além da oferta de refeições balanceadas e acessíveis, os usuários poderão participar de atividades de formação e informação sobre consumo alimentar, benefícios dos vegetais e promoção à saúde. Além disso, haverá distribuição de mudas em parceria com os cursos de nutrição da UFMG, Faminas, PUC Minas e do Conselho Regional de Nutrição-CRN9. 

Cidade Criativa da Gastronomia 

A gastronomia é um dos principais ativos de Belo Horizonte. Nos últimos anos, o segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica da Prefeitura de Belo Horizonte, tanto no posicionamento e promoção, quanto no desenvolvimento de políticas públicas do município, assim como nas ações voltadas para fomentar a segurança alimentar. Todo esse trabalho de criatividade gastronômica como motor de desenvolvimento sustentável culminou com o reconhecimento pela Unesco de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia


Dia Mundial da Alimentação
Em 16 de outubro é celebrado o dia mundial da alimentação pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura- FAO. Desde 1981 a FAO convida os municípios a refletir sobre o acesso ao alimento em quantidade e qualidade, assim como a alimentação saudável. O tema de 2022 é Leave No One Behind: Better production, better nutriction, better environment, better life (Não deixar ninguém pra trás: melhor produção, melhor nutricição, melhor meio ambiente, melhor vida).