Pular para o conteúdo principal

Jardineira estacionada em frente ao Museu Casa do Baile
Foto: Ricardo Laf/PBH

Prefeitura promove Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes

criado em - atualizado em

Nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, a Prefeitura de Belo Horizonte promove o Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes, um convite ao debate de políticas públicas e iniciativas de mercado voltados para o tema. O evento, realizado no auditório JK da sede da PBH (avenida Afonso Pena, 1212), a partir das 8h30, é aberto a todos os atores da cadeia produtiva turística e tecnológica e vai contar com a participação de profissionais reconhecidos internacionalmente para dois dias de palestras, painéis e workshops. Cerca de 350 pessoas se inscreveram gratuitamente para os dois dias do seminário, além de mais 120 pessoas inscritas para os workshops. As inscrições estão esgotadas.
 

A abertura do seminário - dividido entre palestras e painéis, na parte da manhã, e workshops à tarde - será feita pela secretária municipal de Política Urbana, Maria Caldas. A primeira atividade do dia será a conferência ‘Como gerenciar cidades para a vida? Medellín, um projeto coletivo’, de Jorge Pérez Jaramillo, responsável pelo Plano de Ordenamento Territorial de Medellín (2014-2027), conhecido como o ‘milagre de Medellín’.
 

Em seguida, será a vez da apresentação do painel ‘Cidades Inteligentes’, com mediação de Stella Hiroki, consultora especializada na participação feminina para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Estarão presentes na mesa Jorge Pérez Jaramillo; Thaís Nahas, idealizadora do Lab de Inovação Urbana Florianópolis e consultora na Intelink; e Bráulio Magalhães Fonseca, vice-chefe do Departamento de Cartografia da UFMG.
 

O primeiro workshop desta quinta-feira será ministrado por Stella Hiroki. Os inscritos serão divididos em seis grupos temáticos (Smart People, Smart Economy, Smart Governance, Smart Living, Smart Mobility e Smart Environment) e discutirão projetos a partir de suas experiências e ideias para aplicar a tecnologia de forma mais consciente em seu cotidiano urbano.
 

Presidente da Belotur, Aluizer Malab participa da abertura do evento no segundo dia. Ele destaca o papel da Belotur como fomentadora do turismo na cidade. “Atenta à agenda global, a Belotur, como órgão competente pelas políticas públicas e desenvolvimento das atividades turísticas em Belo Horizonte, busca estimular o debate crítico e o apoio à inovação que reforça o desenvolvimento resiliente e sustentável do turismo na capital mineira”, comenta.
 

O segundo dia de programação contará com a palestra de Frederico de Arteaga Vidiella, Diretor de Planejamento do Grupo Jose Cuervo, da cidade de Tequila, no México. O tema é ‘Tequila, entre a inteligência tecnológica e não tecnológica’. Na sequência, acontece o painel ‘Destinos Turísticos Inteligentes’, com mediação da Danielle Fernandes Costa Machado, coordenadora do Curso de Turismo da UFMG e participação de Max Oliveira, Cofundador e CEO da MaxMilhas, Federico de Arteaga Vidiella, Germana Magalhães, do SEBRAE Nacional, e Rafael Sette Câmara, do 360 Meridianos.
 

Para fechar os trabalhos, acontece novo workshop ministrado por Danielle Machado, que vai abordar o e-turismo e a inovação no marketing de destinos turísticos inteligentes.  

 

Cidades inteligentes

O conceito de cidades inteligentes (smart cities) se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Tais nomenclaturas levam em consideração tanto o nível de tecnologia adotada quanto a abrangência da mesma na cidade. Portanto, o seminário não é focado apenas no turismo, mas também abrange áreas como a arquitetura, urbanismo, sistemas da informação, administração, engenharias, artes plásticas, economia, direito, patrimônio e na  educação, por exemplo.

 

Mês do Turismo

O Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes acontece no mês do Turismo e integra a programação da Organização Mundial do Turismo, que lançou um calendário especial georreferenciando as diversas iniciativas no mês de setembro. O dia mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro.
 

Uma homenagem a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário da economia. Essa data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto.

 

PROGRAMAÇÃO

20/09 - Quinta-feira

Cidades Inteligentes

8h30 – Cadastramento e café de boas-vindas


 

9h – Abertura oficial - Maria Fernandes Caldas - Secretária Municipal de Política Urbana


 

9h30 – “Como gerenciar cidades para a vida? Medellín, um projeto coletivo" – Jorge Pérez Jaramillo, responsável pelo Plano de Ordenamento Territorial de Medellín (2014-2027), integrante do processo de transformação urbana que levou a cidade a ser considerada a mais inovadora do mundo em 2013.


 

10h30 – Painel “Cidades Inteligentes” – Mediação: Stella Hiroki, consultora com foco na participação feminina para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Participantes: Jorge Pérez Jaramillo; Thaís Nahas, idealizadora do Lab de Inovação Urbana Florianópolis e consultora na Intelink; e Bráulio Magalhães Fonseca, vice-chefe do Departamento de Cartografia da UFMG.


 

12h – Almoço


 

13h30 às 18h – Workshop ministrado por Stella Hiroki - os inscritos serão divididos em 6 grupos (Smart People, Smart Economy, Smart Governance, Smart Living, Smart Mobility e Smart Environment) e discutir projetos a partir de suas experiências e ideias para aplicar a tecnologia de forma mais consciente em seu cotidiano urbano.

 

13h30 às 18h – Workshop ministrado pela professora e coordenadora do curso de Turismo da UFMG, Danielle Fernandes Costa Machado, sobre E-turismo e inovação no marketing de destinos turísticos inteligentes.

 

21/09 - Sexta-feira

Destinos turísticos inteligentes

8h30 – Cadastramento e café de boas-vindas


 

9h – Abertura oficial - Aluizer Malab - Presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A - BELOTUR


 

9h30 – Palestra “Tequila, entre a inteligência tecnológica e não tecnológica” – Federico de Arteaga Vidiella – Diretor de Planejamento do Grupo Jose Cuervo, Tequila/México.


 

10h30 – Painel “Destinos Turísticos Inteligentes” – Mediação: Danielle Fernandes Costa Machado - Professora e Coordenadora do curso de Turismo da UFMG. Participantes: Max Oliveira – Cofundador e CEO da Max Milhas, Federico de Arteaga Vidiella, Germana Magalhães, do SEBRAE Nacional, e Rafael Sette Camara, do 360 Meridianos.


 

12h – Almoço


 

13h30 às 18h – Workshop ministrado por Danielle Machado. A dinâmica abordará o e-turismo e a inovação no marketing de destinos turísticos inteligentes.



 

MINI-CURRÍCULO DOS PALESTRANTES E MEDIADORES:


 

Jorge Pérez Jaramillo

Residente de Medellín, Colômbia, trabalha em seu estúdio como arquiteto e planejador desde 1987. Atuou como Diretor de Planejamento de Medellín entre 2012 e 2015 e como Prefeito Interino em maio de 2013, liderando o novo Plano de Uso e Ocupação do Solo (2014-2027), foi responsável pela evolução urbana de Medellín, agraciada com inúmeras premiações pelos resultados alcançados. Jorge tem vasta experiência como arquiteto, focado em concursos, edifícios e espaços públicos, habitação social e infraestruturas urbanas. Seu trabalho foi premiado nacional e internacionalmente em concursos e bienais de arte. Sua atividade inclui consultorias, conferências, cursos, fóruns e jurados em várias partes do mundo.


 

Stella Hiroki

Começou seu interesse por Cultura, Mídias e Cidade durante a graduação em Midialogia e intercâmbio no departamento de Cinema na Sobornne Nouvelle Paris 3, França. Aperfeiçoou sua carreira em empreendedorismo quando foi trainee da empresa de turismo CVC e sua docência, ao lecionar no SENAC-SP. Sua pesquisa de Doutorado em Tecnologia e Design na PUC-SP a levou a pesquisar Inovação e Smart City em Cingapura (2015) e depois, Gênero, Tecnologia e Smart City em Dublin/Irlanda (2017). Stella aborda, em suas palestras, temas como Tecnologia, Inovação, Gênero, Criatividade e Cultura. Assim, busca inspirar pessoas para Cidades mais Inteligentes.


 

Thaís Nahas

Consultora em Inovação Urbana; Idealizadora e Gestora do Laboratório de Inovação Urbana de Florianópolis, um projeto da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis; Consultora do Programa Cidades Inteligentes da ACATE; Colunista sobre Cidades Inteligentes no portal SC Inova; Integrante do Cluster de Smart Cities do estado de Santa Catarina.


 

Bráulio Magalhães Fonseca

Professor-adjunto e vice-chefe do Departamento de Cartografia do IGC/UFMG. Possui doutorado, mestrado e bacharelado em Geografia, com ênfase em Cartografia, Topografia e Geoprocessamento. Participou do Conselho Consultivo da Frente Nacional de Prefeitos e desenvolve projetos de extensão universitária para auxiliar os municípios na construção e gestão da Cartografia Cadastral Municipal. Recentemente tem trabalhado também com pesquisa e desenvolvimento na área de mapeamento com a utilização de veículos aéreos não tripulados VANTs/Drones/RPAS.


 

Federico de Arteaga Vidiella

Executivo com 30 anos de experiência em planejamento e gestão, especialista em cidades inteligentes e destinos sustentáveis. Membro de conselhos diretivos em organizações multinacionais no financiamento de projetos e iniciativas comerciais, sociais e de fidelização, desenvolvimento de equipes de trabalho descentralizadas voltadas para a eficácia e produtividade através de sistemas de relacionamentos. Atualmente é Diretor do Grupo JB - José Cuervo e responsável pelo processo de desenvolvimento do Destino Tequila no México como Cidade e Destino Inteligente.


 

Danielle Fernandes Costa Machado

Graduada em Turismo pela UFMG, especialista em Gestão Estratégica e Mercadológica e mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFMG (FACE) e doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Danielle Fernandes é professora e coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo da UFMG. Suas pesquisas estão focadas em temas como marketing de destinos, inovação em serviços turísticos e mídias sociais.


 

Max Oliveira

CEO e cofundador da Max Milhas, empresa que oferece passagens econômicas, conectando quem quer viajar a quem tem milhas para vender é formado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui dentre suas experiências trabalhos com consultorias e grandes empresas nacionais. Hoje, a Max Milhas já vendeu mais de um milhão de passagens aéreas com desconto, por meio da compra e venda de pontos de milhagem e se tornou uma das startups de maior sucesso em Belo Horizonte e motivo de inspiração para diversos empreendedores.


 

Germana Magalhães

Graduada em Turismo pela Universidade de Fortaleza, Pós graduada em Marketing com ênfase em Gestão em Negócios pela ESPM e Gestão Empreendedora pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.  No Sebrae Nacional compõe a equipe de turismo desde 2004, exercendo as atividade de coordenação nacional de turismo de 2004 a 2012, coordenação nacional de alimentação fora do lar de 2012 a 2016 e  atualmente atua na Unidade de Competitividade na coordenação nacional do macrossegmento de turismo com a implementação da estratégia de destinos turísticos Inteligentes.


 

Rafael Sette Câmara

Sócio e um dos fundadores do 360meridianos, um site de viagens independente e focado no público jovem. É graduado em Comunicação Social pela UFMG, com habilitações em jornalismo e Radio e TV. Já morou e trabalhou na Índia, fez intercâmbio na Argentina e longos mochilões por vários continentes, incluindo uma viagem de volta ao mundo.