Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove Dia D de vacinação neste sábado, 6 de maio
Foto: Rodrigo Clemente/ PBH

Prefeitura promove Dia D de vacinação neste sábado, 6 de maio

criado em - atualizado em

Para ampliar o acesso da população e aumentar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Belo Horizonte promove no sábado (6) o Dia D de vacinação para a imunização contra a covid-19 e gripe. Para isso, estarão em funcionamento, das 8h às 17h, os 152 centros de saúde da capital e o Centro de Atenção à Saúde do Viajante (Rua Paraíba, 890, Funcionários), além do Shopping Estação (Avenida Cristiano Machado, 11.833, Vila Clóris), das 12h às 19h, e a Faculdade UNA (Rua dos Aimorés, 1.451, Lourdes), que ficará aberta das 8h às 16h. É importante lembrar que devem vacinar exclusivamente os públicos elegíveis e já convocados para receber as doses. Além disso, a aplicação das vacinas para as crianças acontece exclusivamente nos centros de saúde.

 

As farmácias parceiras da Prefeitura também estarão disponíveis para aplicar doses da vacina contra a gripe. Poderão se vacinar nas unidades participantes os idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas imunossuprimidas; trabalhadores da área de saúde; pessoas com comorbidades; professores dos ensinos básico e superior, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, das redes pública e privada. Além de agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; e funcionários do sistema prisional. 

 

A Prefeitura já convocou também a população acamada e residente nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), que recebem a vacina contra a gripe nas residências. 
 

No momento da vacinação, as categorias profissionais convocadas devem apresentar documento que comprove a função exercida. Já as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. 
 

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da covid-19, por exemplo.