Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove ações educativas sobre o combate à dengue no Carnaval
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura promove ações educativas sobre o combate à dengue no Carnaval

criado em - atualizado em

Para evitar que o mosquito caia na folia durante o Carnaval 2024, a Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar ações educativas de prevenção à dengue e outras arboviroses, como chikyngunya e zika. Para reforçar as orientações aos milhares de foliões que estarão na cidade para curtir a festa, o Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, vai distribuir materiais informativos.

Os profissionais atuarão pelas ruas da cidade e em postos fixos do “Posso Ajudar”, localizados na Rua Tamoios com Rua Rio de Janeiro e na Rua da Bahia com Rua Santos Dumont. A ação é mais uma parceria da Secretaria de Saúde com a BHTrans e a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob).

Durante a entrega dos materiais, os mobilizadores também vão repassar orientações para que as pessoas identifiquem os possíveis criadouros do Aedes Aegypti, além de explicar sobre as formas corretas de eliminá-los. Com a grande concentração de pessoas pelas ruas, é preciso ter atenção em relação aos objetos que podem servir como possível foco de proliferação do mosquito.

Cabe destacar que o descarte de lixo de forma incorreta, junto às chuvas habituais do período, podem resultar em criadouros ideais para a reprodução do mosquito. Por isso, é indispensável a colaboração de todos e o reforço das ações de prevenção.

Outras dicas de prevenção e para o combate à dengue podem ser verificadas no Portal da PBH.