Pular para o conteúdo principal

Cena da Lagoa do Nado

Prefeitura lança projeto de valorização das culturas tradicionais

06/06/2019 | 21:17 | atualizado em 10/06/2019 | 09:32

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, vai lançar, neste sábado, dia 8, o projeto “Jardins do Sagrado, Cultivando Insabas (folhas no dialeto Yorubá) que Curam”.  O lançamento será às 8h30 no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional, localizado no Parque Lagoa do Nado.


O projeto, que integra e é uma das prioridades da política de Patrimônio Cultural do Município, busca divulgar e apoiar os saberes ancestrais dos povos tradicionais na utilização cultural das plantas. Entre as ações previstas no Jardins do Sagrado está a construção de um jardim etnobotânico, o plantio, coleta e troca de mudas. Outra iniciativa é a elaboração de uma regulação que viabilize o acesso e a coleta de folhas em determinadas áreas verdes da cidade.


Para o desenvolvimento das ações, serão realizadas, inicialmente, duas rodas de conversa que têm por finalidade estabelecer o diálogo e fazer a construção coletiva das diretrizes para implementação do jardim. A primeira roda de conversa será no dia do lançamento.


Com o projeto, a Prefeitura pretende dar visibilidade às tradições afro-brasileiras e indígenas, compreendendo que uma cidade diversa e plural respeita e promove o diálogo, a troca e a interação entre saberes e memórias diversas. Ao mesmo tempo, busca garantir a preservação das memórias, dos símbolos e das narrativas dos grupos humanos, incluindo os que são colocados à margem nas histórias das cidades.

 

Patrimônio imaterial

 

De acordo com o secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, o sucesso do projeto está na capacidade de agregar o conhecimento tradicional e o acadêmico, reunindo diversos órgãos da Prefeitura, universidades, organizações religiosas e comunitárias. “Esse é um projeto pelo qual tenho o maior carinho. Tenho essa ideia desde que fui secretário de Meio Ambiente em Salvador, uns trinta anos atrás. As culturas tradicionais de origem africana e indígena e as mestiças e populares utilizam as plantas em rituais culturais", afirma.


A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, assinala que o Jardins do Sagrado integra as ações de ampliação e fortalecimento da política de salvaguarda do patrimônio imaterial de Belo Horizonte, um dos eixos centrais da administração. Por isso, segundo a presidente, a escuta das demandas e o diálogo com as comunidades afro-brasileiras e indígenas são consideradas fundamentais para a definição das diretrizes de implementação. 


O projeto Jardins do Sagrado, como ressalta o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues, consolida a integração da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica às políticas públicas de cultura ao agregar os 28 anos de experiência do Jardim Botânico de Belo Horizonte e seu valioso acervo etnobotânico. Além disso, mantém vivo os princípios que mobilizaram a população na criação do Parque Fazenda Lagoa do Nado. “Esses princípios indicaram que, para construir uma cidade mais sustentável, é fundamental valorizar os costumes, tradições e a cultura de paz", destaca.


O projeto faz parte do trabalho da Secretaria Municipal de Cultura de valorização das tradições afro-brasileiras e indígenas, da cultura popular e de combate ao racismo e ao etnocentrismo. A segunda roda de conversa será no dia 29/6, sábado, às 8h30, também no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional, localizado no Parque Lagoa do Nado.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Três crianças descem em escorregador inflável durante o dia. BH é da Gente tem blitz junina, oficinas de esporte e recreativas no dia 23/6

Programa tem blitz junina nas unidades Savassi (Centro-Sul) e Araribá (Noroeste) e brincadeiras infantis na unidade Silva Lobo (Oeste).

19/06/2019 | 20:49
Vegetação verde em caminho que tem uma passarela acima. Paisagem do Parque Nossa Senhora da Piedade. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana, entre os dias 20 e 23/6.

19/06/2019 | 16:03