Pular para o conteúdo principal

Terça da Dança leva poesia em movimento ao largo do Teatro Francisco Nunes
Gilberto Goulart

Terça da Dança leva poesia em movimento ao largo do Teatro Francisco Nunes

criado em - atualizado em

O Projeto Terça da Dança, promovido pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH), recebe no dia 12 de agosto (terça-feira), às 19h, o espetáculo “Bambo”, da Cia. Ananda. Com direção de Anamaria Fernandes e Heleno Carneiro, a montagem aborda questões de gênero de forma lúdica, poética e acessível. A apresentação acontece no largo do Teatro Francisco Nunes, dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos.

Criada para espaços externos e destinada a todos os públicos, “Bambo” coloca em cena três artistas, uma dançarina, um dançarino e um músico, que interagem com uma estrutura cênica que se transforma e que se configura como peça central da composição. A estrutura traz a ideia de impermanência, da fragilidade imposta pelo desequilíbrio e propõe jogos de instabilidade, de alternância de lugares e de construções identitárias que trazem consigo a possibilidade de mover o que havia sido estabelecido.

Fundada em 2017 pela dançarina e coreógrafa Anamaria Fernandes, ao lado de 20 artistas, a Cia. Ananda surgiu como projeto de extensão da UFMG, permanecendo vinculada à universidade até 2020. Desde então, realiza uma ampla gama de atividades, como espetáculos de dança contemporânea, oficinas temáticas, formações, palestras e produções audiovisuais. Com uma proposta centrada na estética da diferença e da diversidade, a companhia baseia sua pesquisa e criação na investigação gestual e vocal, na autoralidade, no encontro e na acessibilidade, voltando-se especialmente para públicos com acesso restrito a direitos sociais e culturais.

Artistas independentes

O “Terça da Dança” apresenta artistas independentes e grupos profissionais oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH), espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira. As atividades e apresentações do “Terça da Dança” acontecem sempre às terças-feiras, às 19h.

O CRDançaBH tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática. Busca ainda estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade.

Serviço
Projeto Terça da Dança | Espetáculo Bambo – Cia. Ananda

Duração: 50 minutos | Classificação: Livre
Data: 12 de agosto (terça-feira), às 19h     
Entrada gratuita: sem necessidade de retirada de ingressos
Local: largo do Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti