Pular para o conteúdo principal

Mostra no Cine Santa Tereza exibe obras da vanguarda cinematográfica
Reprodução

Mostra no Cine Santa Tereza exibe obras da vanguarda cinematográfica

criado em - atualizado em

De 13 a 17 de agosto (quarta-feira a domingo), o Cine Santa Tereza convida o público a mergulhar em um dos períodos mais inventivos da história do cinema com a mostra Vanguardas do Cinema. Na programação estão clássicos de grandes nomes que subverteram padrões narrativos e estéticos no início do século XX, como Germaine Dulac, F.W. Murnau, Luis Buñuel, Dziga Vertov, Mario Peixoto e Carl Theodor Dreyer. As sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados antecipadamente no site Sympla ou na bilheteria do cinema antes da sessão, conforme disponibilidade. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Termo cunhado pelo crítico francês André Bazin, o chamado “Cinema de Vanguarda” se destaca por suas características inventivas e exploratórias, gerando impacto e redefinindo a compreensão artística de uma obra. A mostra Vanguardas do Cinema celebra obras que marcaram a linguagem cinematográfica por meio de estruturas narrativas pouco convencionais, inovações cinematográficas, além de forte conotação visual e simbólica. Os filmes selecionados propõem uma experiência sensorial e reflexiva, ampliando as fronteiras da arte cinematográfica. A mostra é uma oportunidade única para conhecer ou revisitar filmes que, mesmo após décadas continuam a inspirar, desafiar e provocar novos olhares sobre o audiovisual.

A programação tem início na quarta (13) com uma sessão dedicada à cineasta francesa Germaine Dulac, com os filmes “A Sorridente Madame Beudet” (1923) e “A Concha e o Clérigo” (1928), seguida da exibição do cult brasileiro “Limite” (1931), de Mario Peixoto. Clássicos como “Nosferatu” (1922), de F.W. Murnau, e “Um Homem com uma Câmera” (1929), de Dziga Vertov, além de “O Anjo Exterminador” (1962), de Luis Buñuel, integram os dias seguintes da mostra, culminando, no domingo (17) com “Aurora” (1927), de F.W. Murnau, e “A Paixão de Joana D’Arc” (1928), de Carl Theodor Dreyer, dois marcos do cinema mudo que influenciaram gerações de realizadores.

Serviço
Mostra Vanguardas do Cinema

Data: 13 a 17 de agosto (quarta a domingo)

Ingressos gratuitos: retirada na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema antes da sessão, conforme disponibilidade

Programação completa: disponível no Portal Belo Horizonte

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89 (Praça Duque de Caxias), Bairro Santa Tereza