Pular para o conteúdo principal

Criança sorri sentada, ao lado de seis colegas, lendo, sentados no jardim, durante o dia.
Foto: Lilian Lopes

Prefeitura inaugura Jardim Literário em escola municipal

criado em - atualizado em
Voltar às aulas e encontrar um espaço preparado para acolher o saber e a descoberta. Assim é o Literarte; a junção das palavras literatura e arte formam o nome do novo espaço de leitura e criatividade da Escola Municipal Augusta de Medeiros, localizada na Rua General Clarck, 28, Coqueiros, na Regional Noroeste de Belo Horizonte. O Jardim Literário Literarte é uma iniciativa da escola, alinhada aos projetos da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, que une uma pequena área verde a uma charmosa biblioteca, ambiente que, mais descontraído e fora das salas de aula, incentiva a escrita e leitura.

 

“O Jardim Literário Literarte que inauguramos, constitui parte de uma espécie de cinturão verde resultante de algumas ideias e projetos desenvolvidos na e para a escola. O espaço faz parte de um projeto pedagógico que possibilitou a idealização e construção da horta escolar; a transformação de alguns espaços ociosos em áreas verdes como jardins, mandalas, jardineiras e plantio de árvores”, explica Lea Maria, diretora da Escola Municipal Augusta Medeiros. 


Ainda segundo Lea, a iniciativa integra o “Leituras em Conexão”, um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação que incentivou professores e alunos a trazerem ideias e abraçarem causas de incentivo à leitura na escola. Também fazem parte do projeto as equipes da Escola Integrada e Escola Aberta. O trabalho contou ainda com a participação de pais e familiares dos alunos, que colaboraram enviando mudas para a horta e o espaço verde. “O jardim literário é mais um local para que as crianças e funcionários possam valorizar o verde e se entreter com boas leituras”, concluiu a diretora.


Rodrigo Teixeira Soares Moreira, engenheiro Florestal da Fundação Zoobotânica, foi o responsável pelo plantio do jardim. “É muito gratificante participar de projetos como este onde conseguimos contribuir de alguma forma para o crescimento dos alunos e o sucesso de um trabalho tão promissor. Fui responsável pela produção das mudas que foram plantadas aqui e espero que todos aproveitem este espaço da melhor forma possível”, disse ele.


As crianças têm gostado do espaço, frequentam sempre que possível, se divertem e aprendem muito. “O jardim literário é bem legal, tem vários livros interessantes, temos contato com área verde. Ficamos à vontade para ler, escrever e nos divertimos bastante”, disse a aluna Ana Luiza Alves, de 8 anos.


A criação deste novo espaço está diretamente ligada às diretrizes da Secretaria de Educação, uma vez que trabalha o desenvolvimento da leitura, desperta o interesse de diversos alunos e gera ações ligadas à inclusão e preservação do meio ambiente. Além disso é uma homenagem à cidade de Belo Horizonte pois, re1sgata uma antiga tradição em que os jardins eram espaços privilegiados para leitura, reflexão e entretenimento.
  


Leituras em Conexão

O Programa Leituras em Conexão foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) no intuito de difundir projetos e ações de leitura e escrita nas escolas municipais e instituições parceiras, busca fortalecer atividades já existentes, além de incentivar a criação de outras práticas ao longo de toda trajetória estudantil, do Ensino Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O foco do Leituras em Conexão é ampliar cada vez mais o leque de oportunidades das escolas na área de leitura e escrita, por isso o Programa busca estar em constante construção em termos de formatação de parcerias com órgãos da própria administração pública, seja na esfera municipal ou outras, além de entidades e instituições do terceiro setor.

 

 

20/02/2018. Jardim literário Literarte. Fotos: Lilian Lopes/PBH