Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e TJMG renovam parceria para Feira Cidadania Solidária
Stênio Lima/PBH

Prefeitura e TJMG renovam parceria para Feira Cidadania Solidária

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte renovou por mais dois anos a parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais para a instalação da Feira Cidadania Solidária. A parceria foi iniciada em 2019 e ocorre em três unidades do TJ. Todos os meses, feirantes ligados a programas da PBH expõem os produtos nesses locais. O comércio dos produtos é fonte de renda e inclusão social para dezenas de famílias do município.

 

Na manhã desta segunda-feira (13), representantes da PBH e do Tribunal de Justiça visitaram a Feira, montada na área externa do Edifício Sede do TJMG (Avenida Afonso Pena, 4001, Serra), e compartilharam impressões e experiências com as expositoras, além de reforçarem os compromissos institucionais na organização da Feira.

 

A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, destaca a possibilidade de superação de contextos de violência ou vulnerabilidade por meio de programas como a Feira. “Temos uma parceria super importante aqui, principalmente pelos resultados objetivos no aumento considerável de renda dessas mulheres. Em uma Feira como essa, chegam a arrecadar, juntas, 14 mil reais. Temos um exemplo objetivo de como gerar renda e fazer inserção profissional para que mulheres possam manter sua vida com dignidade por meio do seu trabalho”.

 

Anfitrião da visita, o desembargador Raimundo Messias Júnior, superintendente de Gestão Predial do TJMG, reforçou o compromisso da instituição na promoção da cidadania, por meio do acesso à renda. “Para nós aqui do Tribunal de Justiça é uma alegria muito grande poder incentivar e auxiliar essas pessoas na promoção de suas atividades. Temos visto números satisfatórios que reforçam o acerto dessa parceria com a Prefeitura. Temos consciência da nossa missão de promover, sobre o aspecto social, a melhoria de vida das pessoas. Estamos abrindo as portas da nossa estrutura para que pessoas que às vezes não têm acesso ao mercado formal de trabalho exponham os frutos de seu trabalho aqui”, reforçou.

 

A artesã Lucimara Santos Firmino, é uma das expositoras da Feira. Ela destacou a importância da parceria, até mesmo no período de suspensão do funcionamento da Feira em função da pandemia. “Bordar e vender para as clientes que conheceram meu trabalho no ano de 2019, aqui no Tribunal de Justiça, foi o que me sustentou durante a pandemia. Retornar a este espaço, na área externa, permite que o nosso trabalho seja visto. Expor no TJ amplia muito a nossa capacidade de renda. Muito importante que essa parceria continue”, reforçou.

 

Feira Cidadania Solidária

 

A Feira Cidadania Solidária é uma edição especial, que reúne artesãos e artesãs, ligados à Feira Programa Espaço da Cidadania (Feira do PEC), vinculada à SMASAC, e expositores da Feira de Economia Solidária, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. As exposições acontecem nas três unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em Belo Horizonte.

 

Além do Edifício Sede, a unidade do Tribunal na rua Goiás (Rua Goiás, 229, Centro), e o Fórum Raja Gabaglia (Avenida Raja Gabaglia, 1753, Luxemburgo) também receberão expositores nesta semana, na quarta (15) e na quinta-feira (16), respectivamente. As Feiras são abertas ao público e acontecem das 9h às 16h.