Pular para o conteúdo principal

O resultado tá on!
Foto: Arte PBH

Prefeitura divulga atrações pré-selecionadas para a Virada Cultural

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, anuncia as propostas pré-selecionadas para integrar a programação da Virada Cultural de Belo Horizonte 2021. Previsto para os dias 16 e 17 de outubro, o evento será on-line e gratuito. Foram escolhidas 103 atrações a partir do cadastramento realizado no mês de julho deste ano. As propostas foram enviadas por formulário digital, que estava disponível no Portal da Prefeitura, no qual os candidatos tiveram acesso também ao regulamento de participação. A lista completa dos pré-selecionados pode ser acessada em https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/festivais/viradacultural

A Virada Cultural de Belo Horizonte, desde sua primeira edição, vem se consolidando como um importante evento da cidade e é uma ação integrante das políticas de festivais públicos de cultura do município.

Secretária municipal de cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin destaca o formato que está sendo pensado para a edição deste ano: “Enquanto as edições anteriores da Virada Cultural de Belo Horizonte mostraram a relevância da apropriação artística e cultural no Centro da cidade, esta edição convida a população a uma nova experiência, desta vez por meio de uma ocupação virtual, agregada a possibilidades de ações nos espaços urbanos. Além disso, a programação virtual dará a oportunidade para que pessoas de qualquer parte do país ou do mundo acompanhem o festival e a potente produção artística de Belo Horizonte”, destaca.

Esta edição está focada nos artistas e trabalhadores da cultura da cidade, de forma abrangente, valorizando as manifestações, movimentos e coletivos de arte e cultura das mais diversas vertentes espalhadas nos territórios. O cadastramento de propostas foi exclusivo para agentes culturais da capital mineira e Região Metropolitana. “A Virada Cultural de Belo Horizonte já reúne em sua programação, tradicionalmente, a rica e diversa cadeia produtiva da cidade e, nesta edição, esse protagonismo estará ainda mais em evidência. O formato se alinha aos esforços da Prefeitura de Belo Horizonte de seguir fomentando e apoiar a retomada do setor cultural da cidade, que foi tão fortemente impactado pela pandemia de Covid-19”, acrescenta a secretária.

Ao longo de suas edições, a Virada Cultural de Belo Horizonte tem aumentado a diversidade de linguagens, ampliando o número de atrações em formatos de intervenções, performances, projeções, manifestações de cultura popular e outros, além das artes tradicionais, como as atividades que acontecem em palcos. Nesta edição, esses novos formatos de programação representam 53% das propostas pré-selecionadas.

“O crescimento das propostas de novos formatos já explicita o quanto a cena criativa da cidade se mantém aquecida, atenta às inovações e ao futuro, apesar de todas as dificuldades. E o evento mostra o quanto estamos ampliando os diálogos com as diversas frentes culturais”, detalha Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico, sobre a pré-seleção dos inscritos.

Cada atração participante, selecionada via cadastramento, receberá um cachê de até R$ 3 mil e os autores das propostas receberão o vídeo de registro de suas apresentações como possibilidade de uso em seus portfólios. Os cadastros foram avaliados por uma comissão de seleção e um grupo curatorial, formado por servidores, gestores, produtores e artistas da cidade. Como critérios de seleção, foram avaliadas a relevância da proposta, a adequação técnica e estrutural à Virada e a representatividade e territorialidade no contexto sociocultural da cidade, em consonância com as políticas públicas municipais de cultura.

Após a divulgação dos pré-selecionados, a produção do evento iniciará os diálogos com os inscritos para definir a participação das atrações na programação oficial, que será divulgada em breve.

 

A Virada Cultural de Belo Horizonte em 2021

Na edição de 2021, que será on-line, diante dos cuidados que ainda se fazem necessários em razão da pandemia, o evento contará com apresentações de artes cênicas e visuais, audiovisual, bem-estar e saúde, cultura popular, feiras digitais, gastronomia, literatura, moda e design, música e outros segmentos, com atrações para todas as idades. Também estão previstas intervenções e instalações urbanas pela cidade, em formatos que não provoquem aglomerações.

Seguindo a marca do evento, a Virada Cultural terá 24 horas de programação ininterrupta, com transmissão pelo canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura. As atrações poderão ser acompanhadas exclusivamente ao vivo, no período de realização do evento, e não ficarão disponíveis após o término.

 

Sobre a Virada Cultural

Parte integrante da política pública de cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, a Virada Cultural é um dos mais importantes eventos do município. Sua programação gratuita contempla diversas linguagens artísticas, tais como artes cênicas, visuais e plásticas, cultura popular, literatura, moda, design e música, entre outras, com atividades realizadas durante 24 horas sem intervalo.

O evento tem como premissa a democratização do acesso à arte e à cultura, bem como o estímulo à formação de público para os artistas da cidade. Já foram realizadas, até o momento, cinco edições da Virada Cultural, que somam a participação de mais de 15 mil artistas e profissionais da cultura, 2.445 atrações, alcançando um público de mais de 2,2 milhões de pessoas. A edição mais recente, em 2019, com 26 horas de programação, atraiu um público de 520 mil pessoas, que passou por 25 espaços, com 440 atrações no total.