Pular para o conteúdo principal

Prefeitura disponibiliza novo canal para acessar índice de qualidade de vida

criado em - atualizado em

Para dar mais transparência e facilitar o acesso ao Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU- BH), a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, disponibilizou em seu Portal um novo canal para consulta à pesquisa. O atual painel utiliza uma plataforma mais moderna e intuitiva, para melhorar a navegação e a experiência do usuário.

 

Nesse ambiente, poderão ser observados os dados do IQVU 2016, recentemente publicado pela administração municipal, bem como os dos anos anteriores. “São pesquisas realizadas desde 1994 contendo as informações sobre as variáveis utilizadas para o cálculo IQVU, além dos indicadores de cada uma das 80 Unidades de Planejamento – UP, a base de dados e o relatório final”, afirma o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos.

 

O secretário adjunto explica que o IQVU-BH é um índice multidimensional intraurbano, que quantifica a disponibilidade e acesso a bens e serviços urbanos. “O objetivo é avaliar o nível da infraestrutura de serviços disponível nas diversas regiões da cidade, a delimitação de áreas prioritárias para os investimentos públicos e a melhor compreensão da distribuição dos bens e serviços públicos e privados entre as regiões da cidade”, informa Mattos.

 

Ao todo, o IQVU contempla dez variáveis: Abastecimento, Cultura, Educação, Esporte, Habitação, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Saúde, Serviços Urbanos e Segurança Urbana. Essas temáticas são compostas por 36 indicadores que buscam quantificar a disponibilidade dos bens e serviços na cidade. Elas são agrupadas, gerando o valor final do índice, que varia entre 0 e 1, sendo 1 o valor “ideal”, que representa o pleno acesso aos bens e serviços.