14 June 2021 -
Usuários do transporte coletivo da capital podem abrir protocolos de reclamações na palma da mão: basta utilizar o aplicativo PBH APP, disponível para Android e iOS. Com alguns cliques e a qualquer hora do dia, o cidadão pode manifestar sua insatisfação. Os registros são automaticamente recebidos pela unidade da Prefeitura que cuida do assunto.
Esse é um dos serviços que acaba de ser disponibilizado pelo Município para aperfeiçoar e modernizar os processos da BHTrans e que visa melhorar a experiência do usuário. Outra entrega neste sentido foi a migração de 32 serviços digitais relacionados ao transporte e trânsito para uma plataforma (BH digital) mais moderna, acessada também pelo Portal de Serviços da Prefeitura.
Desde 2019 já estava disponível a avaliação da qualidade do transporte coletivo no PBH App. Este recurso ainda continua para que seja possível a coleta de dados estatísticos dos usuários visando a melhoria do serviço.
A ação é mais uma medida da Prefeitura para facilitar e simplificar a possibilidade de o cidadão solicitar, acompanhar eletronicamente e avaliar o serviço – uma realidade em tempos de distanciamento social e de restrição de atendimentos presenciais. Na ótica da Prefeitura, esse acesso integrado contribui na unificação em uma só plataforma de trabalho para atendimento a diversas demandas dos cidadãos.
“A ideia é que maior número de pessoas se sintam estimuladas a utilizar os serviços on-line, percebendo como é muito mais fácil pedir por esse caminho. Pela internet, os serviços podem ser solicitados a qualquer momento, sem filas, pelo celular, tablet ou computador. O cidadão economiza tempo, gastos com deslocamento, pode enviar documentos, fotos e acompanhar tudo de casa mesmo”, diz Jean Mattos, secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e responsável pela Subsecretaria Modernização da Gestão.
Atualmente, o Portal de Serviços consolida informações sobre 1.120 serviços prestados. Desses, 560 podem ser solicitados pela internet e 73 pelo aplicativo PBH APP.
Confira os serviços da BHtrans que passam a ser solicitados pelo BH Digital:
- Reclamações referentes ao transporte coletivo (também pode ser solicitado pelo PBH APP)
- Acessibilidade no transporte coletivo
- Criação ou extinção de linha de ônibus
- Declaração sobre transporte ou trânsito
- Disponibilização de documentos referentes a notificações de trânsito
- Dispositivos de Segurança - Implantação de ilha, canteiro, gradil, rotatória
- Dispositivos de Segurança - Implantação de redutor de velocidade (quebra-mola)
- Elogio à taxista ou transportador escolar
- Elogio/Reclamação sobre ações da BHTrans
- Emissão de cópia de laudo de perícia
- Fiscalização do transporte coletivo
- Implantação de ciclovia, ciclofaixa ou bicicletário
- Implantação de radar, detector de avanço de sinal ou de faixa exclusiva
- Implantação/Manutenção - Faixa de pedestres
- Implantação/Manutenção de sinalização horizontal
- Implantação/Manutenção de sinalização vertical
- Informação sobre transporte coletivo
- Informações sobre notificações de trânsito/multas
- Multa de Trânsito - Solicitação de efeito suspensivo
- Notificações de Trânsito - Disponibilização de imagens (foto/vídeo)
- Ônibus - Implantação/Manutenção de ponto de embarque/desembarque
- Ônibus - Solicitação de alteração de itinerário
- Ônibus - Solicitação de alteração de quadro de horário
- Ponto de Ônibus - Implantação/Manutenção de painel eletrônico
- Realização de estudo de circulação em vias públicas
- Táxi - Cobrança Abusiva/Sonegação de troco
- Táxi - Implantação de ponto
- Táxi - Reclamação de aumento de itinerário pelo taxista
- Táxi - Reclamação de recusa de viagem
- Táxi - Reclamação do comportamento do taxista
- Táxi - Reclamação do comportamento do taxista - pessoa com deficiência
- Transporte Escolar – Reclamação sobre transportador escolar