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APP da PBH aberto no celular
Foto: Adão de Souza

Prefeitura disponibiliza no PBH APP serviços on-line da BHTrans

criado em - atualizado em

Usuários do transporte coletivo da capital podem abrir protocolos de reclamações na palma da mão: basta utilizar o aplicativo PBH APP, disponível para Android e iOS. Com alguns cliques e a qualquer hora do dia, o cidadão pode manifestar sua insatisfação. Os registros são automaticamente recebidos pela unidade da Prefeitura que cuida do assunto.

Esse é um dos serviços que acaba de ser disponibilizado pelo Município para aperfeiçoar e modernizar os processos da BHTrans e que visa melhorar a experiência do usuário. Outra entrega neste sentido foi a migração de 32 serviços digitais relacionados ao transporte e trânsito para uma plataforma (BH digital) mais moderna, acessada também pelo Portal de Serviços da Prefeitura.

Desde 2019 já estava disponível a avaliação da qualidade do transporte coletivo no PBH App. Este recurso ainda continua para que seja possível a coleta de dados estatísticos dos usuários visando a melhoria do serviço.

A ação é mais uma medida da Prefeitura para facilitar e simplificar a possibilidade de o cidadão solicitar, acompanhar eletronicamente e avaliar o serviço – uma realidade em tempos de distanciamento social e de restrição de atendimentos presenciais. Na ótica da Prefeitura, esse acesso integrado contribui na unificação em uma só plataforma de trabalho para atendimento a diversas demandas dos cidadãos.

“A ideia é que maior número de pessoas se sintam estimuladas a utilizar os serviços on-line, percebendo como é muito mais fácil pedir por esse caminho. Pela internet, os serviços podem ser solicitados a qualquer momento, sem filas, pelo celular, tablet ou computador. O cidadão economiza tempo, gastos com deslocamento, pode enviar documentos, fotos e acompanhar tudo de casa mesmo”, diz Jean Mattos, secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e responsável pela Subsecretaria Modernização da Gestão.

Atualmente, o Portal de Serviços consolida informações sobre 1.120 serviços prestados. Desses, 560 podem ser solicitados pela internet e 73 pelo aplicativo PBH APP.

 

Confira os serviços da BHtrans que passam a ser solicitados pelo BH Digital:

 

  • Reclamações referentes ao transporte coletivo (também pode ser solicitado pelo PBH APP)
  •  Acessibilidade no transporte coletivo
  •  Criação ou extinção de linha de ônibus
  • Declaração sobre transporte ou trânsito
  • Disponibilização de documentos referentes a notificações de trânsito
  • Dispositivos de Segurança - Implantação de ilha, canteiro, gradil, rotatória
  • Dispositivos de Segurança - Implantação de redutor de velocidade (quebra-mola)
  • Elogio à taxista ou transportador escolar
  • Elogio/Reclamação sobre ações da BHTrans
  • Emissão de cópia de laudo de perícia
  • Fiscalização do transporte coletivo
  • Implantação de ciclovia, ciclofaixa ou bicicletário
  • Implantação de radar, detector de avanço de sinal ou de faixa exclusiva
  • Implantação/Manutenção - Faixa de pedestres
  • Implantação/Manutenção de sinalização horizontal
  • Implantação/Manutenção de sinalização vertical
  • Informação sobre transporte coletivo
  • Informações sobre notificações de trânsito/multas
  • Multa de Trânsito - Solicitação de efeito suspensivo
  • Notificações de Trânsito - Disponibilização de imagens (foto/vídeo)
  • Ônibus - Implantação/Manutenção de ponto de embarque/desembarque
  • Ônibus - Solicitação de alteração de itinerário
  • Ônibus - Solicitação de alteração de quadro de horário
  • Ponto de Ônibus - Implantação/Manutenção de painel eletrônico
  • Realização de estudo de circulação em vias públicas
  • Táxi - Cobrança Abusiva/Sonegação de troco
  • Táxi - Implantação de ponto
  • Táxi - Reclamação de aumento de itinerário pelo taxista
  • Táxi - Reclamação de recusa de viagem
  • Táxi - Reclamação do comportamento do taxista
  • Táxi - Reclamação do comportamento do taxista - pessoa com deficiência
  • Transporte Escolar – Reclamação sobre transportador escolar