Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH usa armadilhas para monitorar circulação de Aedes aegypti
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH usa armadilhas para monitorar circulação de Aedes aegypti

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte conta com mais de 1.700 armadilhas (ovitrampas) instaladas em pontos estratégicos das nove regionais do município para monitorar a circulação do Aedes aegypti e intensificar ações preventivas em áreas com maior número de mosquitos. As estruturas simulam o ambiente ideal para a reprodução e possuem uma substância que atrai as fêmeas. Nesta quinta-feira (7), as instalações serão na regional Oeste. A ação terá início às 8h30 e o ponto de referência será o Centro de Saúde São Jorge, que fica na Rua Oscar Trompowsky, 1.698 - Nova Granada.

Em 2023 já foram realizadas cerca de 78 mil visitas para o monitoramento das ovitrampas. Essas armadilhas são colocadas em imóveis selecionados pela equipe de Zoonoses, sendo georreferenciados locais sombreados, abrigados da chuva e com menor fluxo de pessoas e animais. Após sete dias de instalação é feito o recolhimento e a contagem de ovos no Laboratório de Entomologia da Prefeitura.

A partir desses resultados, são realizadas análises para o direcionamento estratégico das ações em campo, como por exemplo o sobrevoo de drones para a aplicação de larvicida diretamente nos pontos de risco, mutirões de limpeza e ações de bloqueio.

“É uma estratégia muito sensível e eficiente para identificar a presença do Aedes aegypti. Isso permite que a gente tenha uma estimativa da quantidade de mosquitos naquela região e faça ações pontuais e direcionadas para reduzir a densidade vetorial”, explica o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.