6 June 2024 -
A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento no município para a população a partir de 6 meses de idade. Até o momento, cerca de 522 mil pessoas foram vacinadas. Considerando o público-prioritário definido pelo Ministério para fins de cobertura vacinal, foram aplicadas cerca de 280 mil doses, o que corresponde a uma cobertura de 46%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é uma cobertura vacinal de 90%.
As gestantes e as puérperas são os grupos com menor cobertura, alcançando 16% e 17%, respectivamente. Entre as crianças de 6 meses a 5 anos, a cobertura está em 38%. Já entre os idosos a cobertura vacinal está em 49%.
A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. “As temperaturas já estão mais amenas, e as pessoas acabam ficando em ambientes fechados, o que favorece a transmissão dos vírus respiratórios. A procura pela vacina ainda está baixa. É fundamental que, principalmente os mais vulneráveis aos vírus, como idosos, crianças e gestantes, se protejam com a dose da vacina”, reforça o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
A Prefeitura tem ampliado os locais de vacinação, de forma a facilitar o acesso da população ao imunizante. Além dos 152 centros de saúde, as doses estão sendo aplicadas no serviço de atenção à saúde do viajante, em pontos extras e em drogarias parceiras da Prefeitura. Todos os endereços e horários de funcionamento, assim como os públicos contemplados em cada local, podem ser verificados on-line.
A vacina é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). Para receber a vacina contra a gripe é necessário levar o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina para o devido registro.
Não há impedimento em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe juntamente com outras vacinas, exceto a dose que protege contra a dengue, que não pode ser administrada em conjunto com nenhum outro imunizante.