Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH inicia formação em agroecologia
Foto: Patrícia Nogueira/PBH

Prefeitura de BH inicia formação em agroecologia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove a primeira capacitação e oportunidade de diálogo na temática da agroecologia do ano. Nesta segunda-feira (4), começa o percurso de formação em agroecologia para 70 novos alunos, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - CRESAN Mercado da Lagoinha (Av. Antônio Carlos, 821, Lagoinha). O curso é gratuito e ofertado em duas turmas, nos turnos da manhã e tarde.

 

Com oferta semestral, a formação faz parte do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. O objetivo é ampliar o acesso às informações, temáticas e debates relacionados à agroecologia proporcionando a qualificação e formação de agentes multiplicadores e promotores dos princípios, fundamentos e práticas da agroecologia, na perspectiva da construção de uma cidade sustentável.

 

A formação é realizada até o mês de maio, com encontros presenciais e atividades práticas em territórios que são referências em agroecologia. Estruturado com metodologias participativas, os alunos discutirão temas como introdução à agroecologia; equilíbrio do sistema agroecológico e manejo do solo e da fertilidade do sistema; sistemas agroflorestais; plantas alimentícias tradicionais e não convencionais; plantas medicinais; socioagrobiodiversidade e sementes crioulas; compostagem; controle biológico de pragas; gestão de resíduos e saneamento ambiental; jardins e quintais produtivos; transição agroecológica; certificação orgânica e economia popular solidária; entre outros.

 

A Trilha da Agroecologia conta com formadores técnicos da Prefeitura e outras instituições, especialistas e mestres do saber popular e atores sociais do movimento agroecológico da capital e região metropolitana. Desde 2018, cerca de 700 pessoas já percorreram a Trilha e foram certificadas em agentes multiplicadores dos princípios, fundamentos e práticas da agroecologia.

 

Ao proporcionar a disseminação de conhecimentos e práticas que permitam o desenvolvimento sustentável das comunidades e a produção de alimentos livre de resíduos químicos, como fertilizantes sintéticos e agrotóxicos, o município reforça o compromisso com a conservação e melhoria ambiental da cidade e com o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis e com preços acessíveis para a população, promovendo a segurança e soberania alimentar e a preservação da biodiversidade e a proteção do meio ambiente.

 

Além da formação em agroecologia, o CRESAN - Mercado da Lagoinha oferece também qualificação no setor de gastronomia, cursos organizados em três Trilhas Gastronômicas: Comida Mineira e Belo-Horizontina; Panificação e Confeitaria e formações em educação alimentar e nutricional.