Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH abre inscrições para formação com foco em Gastronomia
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura de BH abre inscrições para formação com foco em Gastronomia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de comida de boteco, bombons, trufas e bolos no pote, além de aperfeiçoamento e panificação artesanal. São 60 vagas para os públicos prioritários e 30 vagas destinadas à ampla concorrência, sendo 10 vagas para cada curso. As pessoas que estão em processo de qualificação em uma das Trilhas da Gastronomia e as que residem no território da Lagoinha têm prioridade na classificação. Interessados na vaga de ampla concorrência podem se candidatar até 4 de setembro, preenchendo o formulário disponível no Portal da Prefeitura.

As vagas prioritárias serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, encaminhadas pelos diversos setores das políticas públicas municipais. As formações fazem parte das Trilhas da Gastronomia, do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia, da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, e são oferecidas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha - CRESAN, na avenida Antônio Carlos, 821, Lagoinha. As aulas têm início no dia 12 de setembro. 

Cada candidato poderá fazer inscrição em apenas um curso. Caso seja feito o cadastro em mais de uma formação, apenas a última inscrição será considerada válida. Os classificados serão comunicados no dia 11 de setembro, no e-mail informado no ato da inscrição. Na mesma data será divulgada a lista de espera. 

Todos os cursos são ministrados pelas equipes de qualificação profissional e pedagógica do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado da Lagoinha e professores convidados. Além de aprender as técnicas gastronômicas relacionadas a cada curso, as pessoas participantes terão oportunidade de de acessar conteúdos relacionados às boas práticas na manipulação de alimentos, noções básicas de gestão financeira, cálculo na ficha técnica, precificação e relações humanas para o mundo do trabalho, além de participarem de rodas de conversa e oficinas sobre imagem, fotografia e apresentação dos produtos e vendas nas mídias sociais. 

Valorizar a Gastronomia 

As Trilhas da Gastronomia oferecem cursos com o objetivo de contribuir com a empregabilidade e geração de renda da população de Belo Horizonte, proporcionando a inserção e permanência no mercado de trabalho e a possibilidade de empreendedorismo no setor produtivo gastronômico da cidade. Desde o início deste ano, cerca de 200 pessoas foram certificadas pelos cursos com foco em gastronomia. 

Cada curso traz uma carga horária específica. O curso de bombons, trufas e bolos no pote, da Trilha da Confeitaria, será realizado no período da manhã, das 8h às 12h, com carga horária de 32h (8 dias). Já os cursos de aperfeiçoamento e panificação artesanal, da Trilha da Panificação, possui a carga horária de 60h (15 dias) e o curso de comida de boteco, da Trilha da Comida Mineira e Belo-Horizontina, com carga horária de 52h (13 dias), e serão realizados das 13h às 17h. 

Ainda neste semestre, estão previstas a oferta de mais nove formações gratuitas das Trilhas da Gastronomia. O Programa Valorização da Gastronomia conta com cursos de qualificação profissional organizados em três Trilhas Gastronômicas - Panificação, Comida Mineira e Belo-Horizontina e Confeitaria – e uma trilha de formação agroecológica.