Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte promove ações de conscientização sobre a hanseníase
PBH/DIVULGAÇÃO

Prefeitura de Belo Horizonte promove ações de conscientização sobre a hanseníase

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, durante esta semana, ações de conscientização para lembrar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que é celebrado no último domingo do mês de janeiro. Por isso, os profissionais de saúde estão reforçando as orientações aos usuários sobre os possíveis sintomas da doença, além de explicar sobre a importância do tratamento, que é oferecido gratuitamente ao longo de todo o ano pela rede SUS-BH. 

Como parte da programação, o grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, o Mobiliza SUS, também está atuando com abordagens educativas em estações de metrô e de ônibus para alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, além de incentivar a busca do tratamento nos serviços de saúde do município. Outra importante ação para sensibilizar os usuários são os cartazes afixados nas unidades de saúde e a disponibilização do conteúdo informativo no Jornal do Ônibus, que fica dentro dos veículos do transporte coletivo da capital, garantindo o amplo acesso da população às informações sobre o tema. 

No ano passado, foram notificados 18 novos casos de hanseníase em residentes de Belo Horizonte. Em 2022, foram outros 28 registros. É indispensável que a população fique atenta em caso de alterações dermatológicas, como manchas claras, avermelhadas ou acastanhadas na pele, com diminuição ou perda de sensibilidade na área. O acompanhamento das pessoas que apresentam sintomas de hanseníase é iniciado no centro de saúde e, em caso de necessidade, o paciente pode ser encaminhado para uma unidade especializada, para garantir a continuidade da assistência. 

Outra ação de destaque é a disponibilização de teste rápido para aqueles que convivem com quem teve diagnóstico positivo para a doença, com o objetivo de identificar possíveis novos casos e garantir o tratamento em tempo oportuno. O tratamento precoce é essencial para evitar deformidades ósseas e articulares e, até mesmo, o óbito. 

As pessoas que apresentarem algum sintoma ou tiverem contato prolongado com uma pessoa que acabou de receber o diagnóstico de hanseníase devem procurar o centro de saúde mais próximo. O endereço de todas as unidades, assim como os horários de funcionamento, pode ser verificado no Portal da PBH.

 

O que é a hanseníase?

 

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa transmitida por meio de gotículas de saliva eliminadas durante a fala, tosse ou espirro. Ou seja, não há transmissão por meio do aperto de mãos, abraço ou uso de utensílios compartilhados. Os principais sintomas são o surgimento de manchas na pele, prioritariamente, com alteração de sensibilidade. O doente pode, por exemplo, se queimar ou se cortar sem sentir dor, apenas uma dormência local. 

A doença tem cura e o tratamento, que é realizado com a administração de medicamentos, dura entre seis meses e um ano. Cabe ressaltar que após cerca de 72 horas do início do uso da medicação o paciente já não transmite mais a doença, mas é necessário que haja a continuidade da utilização até o final do período indicado na prescrição médica.

 

Iluminação de edifícios

 

Ainda como parte das ações, a sede da Prefeitura de Belo Horizonte, a Praça da Estação e a fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, estão iluminadas de roxo. A iniciativa tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da hanseníase.