Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte inicia obras de reforma da Praça do Papa
Foto: Rogério França/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte inicia obras de reforma da Praça do Papa

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou as obras de reforma e revitalização da Praça Governador Israel Pinheiro, a turística Praça do Papa localizada no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital.

 

As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte “Centro de Todo Mundo”, lançado em março de 2022 pelo prefeito Fuad Noman e que tem entre os objetivos, qualificar a região central da capital aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. A previsão da PBH é que os trabalhos estejam concluídos no primeiro semestre do próximo ano.

 

A reforma completa da Praça do Papa compreende a demolição de todo piso da praça e seu refazimento, seguindo o mesmo desenho e cores do piso original; a incorporação da rua entre os trechos da praça, que abrigará novos brinquedos e equipamentos de ginástica; reforma do paisagismo contemplando irrigação automática e replantio de toda grama da porção inferior da praça; inclusão de lixeiras, revitalização dos bancos e escadas; supressão da atual área do playground integrando à área verde; e modernização da iluminação.

 

Para garantir o acesso contínuo ao ponto turístico durante as obras de reforma e revitalização da Praça do Papa, as intervenções serão realizadas em duas etapas distintas: 

  1. Etapa inicial: Será feito o fechamento da área do platô intermediário e do gramado inferior para intervenções, ficando o platô superior acessível, não impactando o fluxo e o acesso de pessoas;
  2. Etapa final: O acesso ao platô intermediário e ao gramado inferior será restabelecido, acontecendo então o fechamento do platô superior para as devidas reformas.

 

A Prefeitura reforça que o planejamento em etapas para realização da reforma da Praça do Papa teve a preocupação de garantir, ao longo de toda a obra, o acesso de visitantes a algum platô da Praça, não havendo restrição total na circulação de pessoas. Com isso, a PBH objetiva minimizar os impactos na rotina dos frequentadores da praça, assegurando que a execução das obras ocorra de forma organizada e eficiente.

 

Com custo estimado em R$ 11,1 milhões, a obra contará com recursos da Prefeitura e de um financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

 

As intervenções são supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

 

“Tanto para nós, moradores de BH, quanto para o turista que visita nossa cidade,  a revitalização da Praça do Papa é necessária,  pelo conjunto que ela compõe, situada na base da Serra do Curral, proporcionando uma vista panorâmica de nossa capital. E o prefeito Fuad Noman, ao lançar o Programa Centro de Todo Mundo, tem exigido de toda a equipe muita dedicação para cumprimento de prazos e execução de obras com muita qualidade para revitalizar os principais pontos turísticos da nossa cidade”, diz o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.