Pular para o conteúdo principal

Cachorros
Márcio Martins/PBH

Prefeitura cria grupo para atuar em casos de abandono e maus-tratos a animais

criado em - atualizado em

Ações para prevenção de acidentes, atuação em casos de abandono e maus-tratos a animais serão os temas discutidos pelo Grupo Grupo Gestor de Ocorrências envolvendo Animais em Espaços Públicos – criado pela Prefeitura de Belo Horizonte em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

 

O grupo se reunirá quinzenalmente e terá integrantes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Prevenção e Política Urbana - além da BHTrans e da SLU. Outros órgãos poderão ser convocados para participar, de acordo com a necessidade. A tarefa é otimizar as estratégias adotadas pela PBH.

 

Será elaborado um cronograma anual, a partir de critérios técnicos, contemplando as espécies prioritárias a serem acompanhadas pelo grupo. Um dos primeiros focos da iniciativa é o tratamento dado as ocorrências com equídeos na cidade.

 

Ficará a cargo do grupo a construção e revisão de estratégias envolvendo ações de prevenção, recolhimento de animais, o transporte, o atendimento médico-veterinário, o abrigamento temporário e a destinação/doação de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos.

 

Belo Horizonte já executa diversas ações de defesa e proteção aos animais, como o Complexo Público Veterinário, que atende diariamente e de forma gratuita, casos de alta, média e baixa complexidade em cães e gatos. O equipamento possui ainda o primeiro Instituto Médico Legal animal do país, e é vinculado a instituições parceiras de resgate e abrigamento de animais.

 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, o decreto promove um incremento a esta política, por meio de uma mobilização multissetorial de acompanhamento e fiscalização das demandas.

 

"Belo Horizonte já conta com uma política eficiente e pioneira em vários sentidos no que tange aos cuidados com os nossos animais. O decreto, assinado nesta semana pelo prefeito Fuad, vai agora potencializar esse trabalho e nos dar mais ferramentas para ir além nas iniciativas de proteção aos animais que coexistem com a sociedade em espaço urbano", aponta.