27 Maio 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu nesta segunda-feira (27) o plantio de cinco flamboyants, com altura de 5 metros, na Praça Raul Soares. O procedimento foi aprovado pelos órgãos competentes responsáveis pela gestão do patrimônio cultural, como a Diretoria de Patrimônio do município, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e o IEPHA, uma vez que a Praça é tombada.
Os flamboyants foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As três últimas unidades foram plantadas hoje e as duas primeiras no dia 9 deste mês.
“O plantio das cinco árvores tem o objetivo de recompor o projeto paisagístico da Praça aprovado pelos órgãos do Patrimônio e de repor três árvores que tiveram que ser suprimidas em março na Praça em razão de apresentarem risco iminente de queda”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira. Os cortes dessas três árvores foram baseados em laudos técnicos emitidos por engenheiro agrônomo da PBH, um profissional qualificado e registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). Além disso, a supressão das árvores havia sido autorizada pelos órgãos do patrimônio.
Na ocasião, foram suprimidos dois Flamboyants e uma espatódea que apresentavam, entre outras características, raízes expostas, entradas de “casas de ratos” e podridão do tronco na base.
Flamboyants
Os flamboyants são árvores de origem africana e com uma floração vermelha característica. São espécies nativas de Madagascar e se beneficiam muito do clima quente e por isso se desenvolveu bem no território nacional. É uma árvore frondosa, com tronco forte e um pouco retorcido. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore.