Pular para o conteúdo principal

Garis da Prefeitura de Belo Horizonte fazendo a limpeza da Prudente de Morais
Foto: Adão de Souza

Prefeitura atua na limpeza de toda a cidade em decorrência das chuvas

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) tem realizado um trabalho intenso de limpeza em todas as regiões de Belo Horizonte desde o início do período chuvoso na capital. Na manhã seguinte à tempestade de terça-feira, dia 28, os garis da SLU já estavam trabalhando nas regiões Centro-Sul e Oeste, para desobstruir as vias para o trânsito, principalmente para o transporte coletivo, que impacta diretamente na vida de grande parte da população.

 

Para atender à demanda, a Prefeitura reforçou o contingente de garis. O número de profissionais que até então era 488, foi aumentado para 945, que revezam em três turnos, 24 horas por dia. O objetivo é agilizar os trabalhos e não interromper a limpeza nas demais regiões atingidas pelas chuvas anteriores, sobretudo a que ocorreu no dia 19. No período de 20 a 30 de janeiro, o garis retiraram mais de 4,2 mil toneladas de resíduos das chuvas em toda a cidade.

 

Uma das regiões mais atingidas foi a Oeste. Na avenida Tereza Cristina há garis em toda a extensão, e não há previsão para o término da limpeza. Na avenida Francisco Sá os trabalhos já foram finalizados. Nas avenidas Barão Homem de Melo e Silva Lobo a previsão é que o trabalho seja concluído neste sábado, dia 1º. A rua Aspásia de Miranda, no bairro Estoril, já foi completamente desobstruída. A limpeza na rua Altemisia (bairro Havaí) deve ser concluída também neste sábado.

 

Já no vetor Norte da cidade, os garis se concentraram nas ruas Cajuí, Lúcio Bitencourt, dos Esportes e Gilson Bretas, na Vila Suzana; na avenida Sebastião de Brito com Cristiano Machado (bairro Dona Clara), em 20 vias do bairro Santa Terezinha, incluindo as ruas Pequeri, João Evangelista e Castelo Branco. No bairro Urca, a limpeza foi feita nas ruas Beira Mar, Corcovado, Ipanema, Urca e em toda a extensão da avenida Clóvis Salgado. A expectativa é que os trabalhos nestas regiões terminem no domingo, dia 2.

 

No Barreiro, os garis atuaram nas ruas Apolo 8, Domingos Camilo, Venâncio Correia, Noronha Guarani e na avenida do Canal, no bairro Santa Margarida; na galeria do Córrego Jatobá, no Bairro Mangueira, e na rua Barão de Monte Alto, rua Eridano  e avenida Manoel Sales Barbosa, no bairro Cardoso.

 

Na região Leste, os trabalhos foram nas avenidas dos Andradas, Jequitinhonha e Belém, que foram alagadas com o transbordamento do Rio Arrudas. A rua Country Club, conhecida como Estrada Velha de nova Lima, também foi limpa, após queda de barreira. Outra via que foi limpa após alagamento foi a avenida Silviano Brandão, no Horto.

 

Na região Nordeste, os garis trabalharam nas ruas Santa Úrsula e Santa Maria Madalena, no Ouro Minas; nas ruas Juazeiro do Norte, São Judas Tadeu e Etilândia, no Bairro Ribeiro de Abreu; e nas ruas Neblina e Soraia Monteiro Mateus, no Conjunto Paulo VI.

 

Na região Centro-Sul, a mais impactada pelas chuvas do dia 28, os esforços se concentraram principalmente nos bairros Serra, Sion, Santo Antônio, Santa Lúcia, Belvedere, além de Lourdes e Santo Agostinho. As vias que mais exigiram trabalho dos garis foram Maria Carmem Valadares, Cedro, Ravel, D. Benta, Água Cardoso, Júlia Nunes Guerra, Copérnico, Passagem, Padre Rodrigues, terceira Água Cardoso, Veraldo Lambertucci, Patagônia, Coronel Cardoso, Afonso Barbosa Melo, Capivari, São Paulo, Tamóios e as avenidas Arthur Bernardes, José Patrocínio Fontes, Augusto de Lima, Prudente de Morais, Guacuí, além da BR-356 e Praça Marília de Dirceu. Os trabalhos na região devem continuar até domingo, dia 2.

 

Paralelamente ao trabalho demandado pelas chuvas do dia 28, a SLU continua os trabalhos de limpeza em regiões afetadas desde o agravamento do período chuvoso. Entre as tarefas estão a raspação de lama e barro, lavação e retirada de objetos descartados pelas famílias atingidas pelas enchentes.