Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura amplia vacinação para escolas municipais de ensino fundamental
Adão de Souza/PBH

Prefeitura amplia vacinação para escolas municipais de ensino fundamental

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a vacinação para alunos do ensino fundamental das escolas da rede municipal da capital. As aplicações estão disponíveis para estudantes de 7 a 14 anos e trabalhadores das unidades de ensino, independentemente da idade. Anteriormente, a ação era realizada apenas em instituições de educação infantil. Essa ação de reforço é uma parceria das secretarias municipais de Saúde e Educação para aumentar a cobertura vacinal de diversos imunizantes.

Os estudantes poderão receber as doses de vacina para a prevenção da poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, varicela, febre amarela, meningite, covid-19 e gripe. Os trabalhadores poderão atualizar o cartão de vacinação com imunizantes contra a gripe, meningite e covid-19. É importante ressaltar que todas essas doenças são preveníveis por vacinas.

Para o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, ações intersetoriais são um diferencial para reforçar e garantir a proteção da população. “O resultado das aplicações nas Escolas Municipais de Educação Infantil foi muito positivo, com quase 37 mil vacinados. Agora, com a ampliação do acesso às vacinas e contemplando outras unidades, a expectativa é que seja possível atingir um público ainda maior”, concluiu.

Podem receber as vacinas, exclusivamente, os alunos que apresentarem a autorização preenchida e assinada pelos pais, mães ou responsáveis legais. O documento, disponível na rede municipal de ensino, está sendo distribuído pelas equipes das escolas. No termo é necessário informar também se há contraindicação a algum imunizante e se a criança ou adolescente está fazendo o uso de medicamentos.  

No momento da aplicação é indispensável que todos estejam com o cartão de vacinas em mãos. Essa orientação é para que as equipes de saúde possam verificar se há alguma dose em atraso.  

Além dessa ação nas escolas, as doses seguem sendo disponibilizadas em todos os centros de saúde da cidade. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no portal da Prefeitura.