Pular para o conteúdo principal

Prefeitura amplia parceria com rede de farmácias para vacinação contra a gripe
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura amplia parceria com rede de farmácias para vacinação contra a gripe

criado em - atualizado em

Uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a rede Drogarias Pacheco amplia, a partir desta quinta-feira (4), o acesso da população à Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Com isso, o público já convocado poderá se vacinar de forma gratuita em mais 14 farmácias. As aplicações também estão sendo realizadas em 10 lojas da Drogaria Araujo e outras 10 unidades da Droga Clara. Confira a lista com os endereços e horários de vacinação.

 

Podem se vacinar nas farmácias os idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas imunossuprimidas; trabalhadores da área de saúde; pessoas com comorbidades; professores dos ensinos básico e superior, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, das redes pública e privada; e agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento. Além de caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; e funcionários do sistema prisional.

 

A Prefeitura já convocou também a população acamada e residente nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), que recebem a vacina contra a gripe nas residências. Já as crianças de 6 meses a 5 anos também foram chamadas, mas a aplicação das doses para esse público acontece exclusivamente nos centros de saúde da capital. Para os adultos, além das 34 drogarias e dos 152 centros de saúde, a vacinação ocorre em quatro postos extras. A campanha vai até o dia 31 de maio.

 

A vacinação contra gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da covid-19, por exemplo.