Pular para o conteúdo principal

Prefeito Alexandre Kalil durante coletiva de imprensa
Foto: Amira Hissa

Prefeitura amplia horário de funcionamento do comércio para evitar aglomeração

criado em - atualizado em

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou nesta sexta-feira, dia 18, a ampliação do horário de funcionamento do comércio em duas horas, inclusive aos sábados. O objetivo é diluir a concentração de consumidores e aumentar o distanciamento social. Com a medida, as lojas de rua e as instaladas em galerias e centros de comércio poderão abrir de segunda-feira a sábado, entre as 9h e as 20h (a regra atual é das 10h às 19h nos dias da semana e, aos sábados, das 9h às 18h). Já os shopping centers poderão funcionar de segunda a sábado, entre as 10h e as 21h (hoje, o horário permitido é entre as 12h e as 21h).

 

“Isso não é porque a situação está boa, isso é uma medida técnica para evitar aglomerações. Que fique muito claro que essa abertura de horário é justamente ao contrário: é porque os números estão estáveis, mas elevados... Então que fique claro: isso não é para passear na rua, é para um não chegar perto do outro e ficar cada vez mais distantes”, afirmou Alexandre Kalil. O prefeito ainda pediu atenção e cuidado da população neste final de ano e ressaltou que a administração está fazendo “todo o esforço” para que a cidade não seja fechada.

 

Os novos horários passam a valer a partir deste sábado, dia 19, data em que o decreto autorizando a ampliação será publicado no Diário Oficial do Município. Não haverá data-limite e, por isso, esses horários vão valer para além dos períodos natalinos e de ano-novo até que eventualmente sejam revistos, se necessário.

 

Continua em vigor a permissão para o funcionamento excepcional do comércio neste domingo, dia 20, – já com a nova faixa de horário prevista para o sábado –, conforme Decreto 17.475.

 

A decisão atende ao pedido dos lojistas da capital e auxiliará na distribuição dos consumidores em um momento de grande concentração de compras, bem como servirá para avaliar o comportamento após as festas de fim de ano.

 

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, esse período é um dos mais importantes para o comércio e, por isso, uma análise minuciosa sobre o atual cenário da pandemia foi feita pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 para definir os rumos da reabertura na capital.

 

“Tomamos essa medida baseados na capacidade assistencial do Município e, principalmente, acreditando no comprometimento da população e dos lojistas em relação a todos os protocolos. Por isso, pedimos que as pessoas planejem seu roteiro de compras e fiquem o mínimo possível nas ruas. E, mais uma vez, que continuem usando as máscaras corretamente, álcool 70% para higienizar as mãos e que mantenham o distanciamento. Essas medidas são fundamentais para contermos a disseminação do vírus”, explica Reis.

 

O secretário destaca que o risco de contágio ainda é elevado, e a pandemia está em aceleração no município, impactando significativamente no volume de internações de pacientes contaminados pelo Coronavírus.

 

No fim de novembro a Secretaria Municipal de Saúde determinou a suspensão temporária das cirurgias eletivas, como forma de assegurar leitos e mão de obra para o tratamento à Covid-19. O aumento das taxas de ocupação de UTI e enfermaria preocupam a Prefeitura. A contabilização de leitos incluindo a capacidade potencial deixará de ser usada a partir desta sexta-feira, dia 18.

 

Segundo o secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, há dificuldade de reconversão dos leitos de retaguarda para Covid-19 devido aos tratamentos por outras causas de saúde. As taxas de ocupações reais do dia, dos leitos SUS e Suplementar vão passar a ser consideradas nos indicadores de monitoramento.

 

“Os números podem atingir níveis críticos a qualquer momento, dependendo do comportamento da população. Sejam precavidos e pensem nos impactos coletivos causados por suas decisões”, destacou o secretário.  

 

Da mesma forma, a Prefeitura reitera que não há autorização para realização de festas em salões, clubes e similares e que não é o momento de se realizar confraternizações com pessoas que não são do convívio diário. As viagens também devem ser evitadas.

 

“É muito importante que as pessoas tenham responsabilidade no relacionamento com o outro. Esse não é o momento de aglomerar, de promover festas. Temos visto muitos casos de encontros entre 10, 12 pessoas da mesma família onde o saldo é a contaminação de seis delas, por exemplo. É hora de realmente demonstrarmos que amamos nossos entes, mantendo ao máximo o distanciamento”, disse o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado.

 

Os indicadores permanecem em monitoramento constante. Qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento será tratado da forma devida, com o objetivo de preservar vidas.

 

Confira os novos horários do comércio:

 

Atividades e horários

Informações sobre protocolos de vigilância sanitária disponíveis no portal da Prefeitura

Atividade

Faixa de horário de funcionamento

Comércio varejista não contemplado na fase de controle

Segunda-feira a sábado, entre 9h e 20h

Comércio atacadista da cadeia de atividades do comércio varejista autorizada a funcionar, exceto comércio atacadista de recicláveis

Segunda-feira a sábado, entre 8h e 18h

Atividades autorizadas em funcionamento no interior de galerias de lojas e centros de comércio

Segunda-feira a sábado, entre 9h e 20h

Atividades autorizadas em funcionamento no interior de shopping centers

Segunda-feira a sábado, entre 10h e 21h

 

Domingo, somente para retirada de produtos no estacionamento, em formato drive-thru, sem restrição de horário