9 Fevereiro 2022 -
A partir desta quarta-feira, dia 9, a Prefeitura de Belo Horizonte passa a exigir apenas a apresentação do comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou do resultado negativo em teste da doença para a entrada em eventos, incluindo espaços de festas de casamento e aniversário, shows, teatros, boates, partidas de futebol profissional, eventos de corrida e similares. Os testes devem ser do tipo RT-PCR, realizado até 48 horas antes do evento ou da atividade, ou Teste Rápido de Antígeno, realizado 24 horas antes do evento ou da atividade, inclusive para funcionários. A regra e válida para eventos com qualquer quantidade de público.
Anteriormente, o protocolo vigente exigia o comprovante de vacinação para eventos com público de até 500 pessoas e, acima desse número de participantes, vacinação e apresentação do teste negativo.
A exigência de testes foi necessária para prevenir uma piora nos indicadores epidemiológicos – mas como os índices estão estáveis, foi possível a flexibilização da regra. É importante ressaltar que a decisão de retirar a exigência em conjunto de vacina e testes com resultado negativo foi, exclusivamente, técnica e pode ser revertida caso haja tendência de aumento nos índices.
As novas portarias estão disponíveis em:
https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/ato/9807
https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/ato/9808
https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/ato/9809
Todos os protocolos vigentes na capital estão disponíveis no portal da Prefeitura.