Pular para o conteúdo principal

Imagem de horta comunitária em Belo Horizonte
Foto: Stênio Lima/PBH

Prefeitura abre inscrições para curso de Agroecologia em 2022

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para a Trilha da Agroecologia, uma das formações ofertadas pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), para as turmas do primeiro semestre de 2022. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro, no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

A cada semestre são ofertadas gratuitamente duas turmas com encontros semanais, nos turnos vespertino e noturno, totalizando 150 vagas. As aulas são em formato híbrido, com atividades online e presenciais e, neste primeiro semestre, serão iniciadas no dia 8 de março.

 

A Trilha da Agroecologia é uma formação sobre os princípios, fundamentos e práticas da agroecologia, e busca formar multiplicadores e agentes de agroecologia na perspectiva da construção de uma cidade sustentável. Conta com formadores técnicos da PBH e outras instituições, especialistas e mestres do saber popular. São tratados temas tais como: Manejo Agroecológico de Agroecossistemas, Sistemas Agroflorestais, Plantas Alimentícias Tradicionais e Não Convencionais, Plantas Medicinais, Gastronomia Agroecológica, entre outros.

 

A Trilha busca, ainda, o diálogo sobre o tema da agroecologia com a cidade, portanto é aberta a moradores de Belo Horizonte, prioriza o atendimento a públicos como agricultores da cidade e da região metropolitana de BH, profissionais da Educação de Belo Horizonte, servidores públicos de quaisquer esferas com sede em de Belo Horizonte, integrantes de organizações, fóruns e coletivos da sociedade civil que atuam com agroecologia no município ou nas cidades da região metropolitana.

 

Trilha da Agroecologia

 

A Trilha da Agroecologia foi criada em 2018 e já ofertou onze turmas. Desde então, cerca de 460 pessoas percorreram a Trilha, fortalecendo o debate sobre a temática na cidade, além da realização de ações e intervenções agroecológicas. É uma das formações oferecidas pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado Popular da Lagoinha (CRESAN-MPL), no âmbito do programa de qualificação profissional "Valorização da Gastronomia Articulada à Agroecologia", junto das trilhas Cozinha Mineira e Belo-Horizontina, Confeitaria, Panificação e Empreendedorismo Gastronômico. Os cursos são ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), no CRESAN, localizado no Mercado Popular da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha).