Pular para o conteúdo principal

Prefeito Fuad Noman inicia plantio de árvores do programa “Centro de Todo Mundo”
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeito Fuad Noman inicia plantio de árvores do programa “Centro de Todo Mundo”

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman plantou nesta sexta-feira (27) uma muda de Pau Brasil, na Praça Engenheiro José Nogueira de Sá, no Centro da capital. A ação faz parte dos primeiros plantios do programa de requalificação do Centro, o “Centro de Todo Mundo”. Ao todo, serão plantadas 493 árvores na região central.

Nessa ação inicial, foram plantadas dez árvores, sendo cinco de pau-brasil, três de ipê-roxo e duas sibipirunas, espécies nativas da nossa região. A Praça Engenheiro José Eugênio Nogueira de Sá recebeu sete mudas e outras três foram colocadas na calçada da Av. Oiapoque, quase esquina com a Rua Rio de Janeiro. Essa é uma medida compensatória por essas empresas terem realizado supressões arbóreas na região Centro-Sul da Capital.

O programa “Centro de Todo Mundo” tem, entre os objetivos, a proposta de qualificar a região central da Capital, aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. O programa também pretende deixar o Centro da cidade mais bonito, arborizado e acessível, e ainda melhorar as opções de mobilidade, lazer, cultura, desenvolvimento e segurança.

Segundo o prefeito Fuad Noman, a arborização da capital será retomada. “Nós hoje estamos plantando, começamos aqui o plantio de 493 árvores novas no Centro de Belo Horizonte, o que é um feito. Uma cidade importante precisa de arborização. Estamos vivendo o aquecimento global, então quanto mais árvores para plantar, melhor será. Estamos fazendo todo um esforço para colocar em Belo Horizonte o máximo de árvores possível”, comemorou o prefeito.

O programa é subdividido em dez vertentes: cultura, lazer e turismo; mobilidade; requalificação urbana; mobiliário urbano; manutenção e zeladoria; população em situação de rua; ocupação de prédios ociosos e subutilizados; segurança, inclusão produtiva e parques e arborização.

Em relação à arborização, prevê a implantação de áreas de resfriamento (que serão chamados de refúgios climáticos, com previsão de início de implantação em novembro deste ano) e a ampliação de arborização em vias, passeios e canteiros.

A área específica de abrangência do Programa, onde se pretende ampliar a arborização das ruas, abarca todo o Centro e porções menores dos bairros Barro Preto, Boa Viagem, Funcionários e Lourdes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Gerência de Manutenção Centro-Sul – GERMA-CS, da Prefeitura de Belo Horizonte, levantou os 493 pontos possíveis de plantio no Centro.

Espécies a serem plantadas no hipercentro: angelim-doce (5), sibipiruna (74), calistemom (3), pau-mulato (17), mulungu (4), camboatá (2), ipê-tabaco (4), ipê-roxo (30), ipê-branco (25), ipê-amarelo (26), alecrim-de-campinas (1), jacarandá (27), mirindiba (9), Resedá (11), escumilha-africana (35), sapucaia (6), pau-ferro (5), oiti (30), magnólia (37), pau-brasil (48), coração-de-negro (48), palmeira-imperial (1), quaresmeira (8), tipuana (35) e pau-formiga (2). Total: 493 árvores.

Entre os Projetos Estratégicos da Secretaria de Meio Ambiente para o ano de 2023, a revitalização do Centro de Belo Horizonte também tem destaque, incluindo, entre outras ações, as de plantio de árvores sob a responsabilidade da Gerência de Áreas Verdes e Arborização (GEAVA) da Diretoria de Gestão Ambiental (DGEA).

Para o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Reis, o plantio de árvores ganhou uma grande importância nos últimos anos devido aos impactos das mudanças climáticas. “O que se dizia, 30, 40 anos atrás, que iria acontecer, como aquecimento global, mais chuvas, ondas de calor, estamos vendo e sentindo na pele agora”, comentou. “Onde há árvores plantadas, a temperatura média é consideravelmente mais baixa do que nas áreas onde não há árvores e há muito concreto. Então, a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem se dedicado com empenho a aumentar o número de áreas verdes e de árvores na cidade, o que resultará em uma melhor qualidade de vida para esta e as próximas gerações”, completou o secretário.