13 November 2025 -
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) informa que já iniciou um processo de investigação interna para apurar as causas da morte da leoa Pretória e da chimpanzé Kelly – ambas oriundas do Parque Beto Carrero World. Portaria instituindo uma comissão de sindicância integrada por servidores da Prefeitura de Belo Horizonte será publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do Município (DOM).
A comissão será responsável pela análise de documentos técnicos e procedimentos realizados, a fim de verificar se houve eventuais falhas nas condutas adotadas. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 30 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, caso necessário.
A FPMZB também está em contato com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para verificar a possibilidade de recolhimento do lote de anestésicos utilizados nos procedimentos. O objetivo é identificar possíveis alterações, contaminações ou outras irregularidades que possam ter contribuído para os óbitos. A medida se justifica pelo fato de ambos os animais terem sido submetidos a intervenções que exigiram o uso desses anestésicos.
O conjunto dessas ações tem como objetivo avaliar a adequação dos protocolos de bem-estar e segurança animal adotados no Zoológico de Belo Horizonte, de forma transparente e ética. Em seus 66 anos de existência, o Zoológico tem como premissa garantir, por meio das melhores práticas de manejo e bem-estar animal, a conservação de espécies brasileiras, principalmente aquelas ameaçadas de extinção.
A FPMZB reafirma seu compromisso com o bem-estar dos animais sob seus cuidados e com a alta qualificação de sua equipe técnica, composta por biólogos, veterinários, zootecnistas e cuidadores especializados. As medidas também visam garantir a prestação de contas à sociedade e o aprimoramento contínuo das práticas institucionais.
