Pular para o conteúdo principal

Prazo para pagamento do IPTU 2023 com desconto termina nesta sexta-feira (27)
Foto: Divulgação/PBH

Prazo para pagamento do IPTU 2023 com desconto termina nesta sexta-feira (27)

criado em - atualizado em

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para que os contribuintes de Belo Horizonte paguem com desconto de 6% o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2023.  O percentual é válido para qualquer valor entre o mínimo estabelecido na guia e a quantia integral.

O diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da Secretaria Municipal de Fazenda, Fernando Huber, explica como obter a redução do valor. "O cidadão pode quitar qualquer valor entre o mínimo e o máximo até 27 de janeiro e, depois, parcelar o restante do valor. É possível pagar também o montante todo à vista. O desconto será de 6% em cima do valor pago".

As guias também podem ser emitidas pelo site da PBH ou PBH APP (disponível em IOS e Android). Ainda é possível a retirada presencialmente em uma das agências dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa de administração. Vale lembrar que o documento impresso foi encaminhado gratuitamente às residências na primeira quinzena de janeiro.

Pagamento parcelado 

Para quem optar pelo parcelamento do imposto, a partir de fevereiro de 2023, as guias deverão ser emitidas pelo site da PBH ou PBH APP, são 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês. 

Belo Horizonte possui aproximadamente 760 mil imóveis aptos a pagar o IPTU 2022 e a arrecadação total estimada pela Prefeitura neste ano é de R$ 2 bilhões.