Pular para o conteúdo principal

Filhota e mãe de hipopótama na grama, próximo a um lago
Foto: Daniel Alves/PBH

População ganha mais tempo para escolher nome para filhotes do Zoológico de BH

criado em - atualizado em

Dentro de poucos dias, serão conhecidos os nomes escolhidos pela população para dois filhotes do Jardim Zoológico de BH: uma hipopótamo fêmea e um lobo-guará macho. A divulgação do resultado da votação popular via internet, que acontece desde o dia 19 de maio, inicialmente estava prevista para o dia 8 de junho, mas foi adiada para o dia 13 de junho, quarta-feira, quando finalmente serão divulgados os nomes mais votados pela internet.
 

Para apresentar os nomes dos dois habitantes do Zoológico, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), gestora do espaço, está preparando uma grande festa para receber os visitantes e alunos da rede pública municipal de ensino que, junto com os funcionários do Zoológico, foram responsáveis pela escolha das três opções de nomes que foram disponibilizadas para votação para cada espécie.
 

Aisha, Anaya, Odara – opções de nomes para a hipopótamo – e Akin, Yuki e Porã – opções de nomes para o pequeno lobo-guará, foram eleitos por funcionários do Zoológico de uma lista mais ampla elaborada pelas escolas. Ao longo dos meses de abril e maio, professores e alunos da rede municipal de ensino discutiram em sala de aula a importância do nome e também as características de cada espécie: origem, hábitos, aspectos físicos e comportamentais. As escolas, então, optaram por nomes de origem africana para a hipopótamo, uma espécie exótica, e nomes de origem indígena para o lobo-guará, espécie nativa do Brasil e que se encontra ameaçada de extinção.

 

Confira abaixo o significado dos nomes disponíveis para votação e escolha o seu favorito, por meio do site globominas.com, até o dia 12 de junho.

A divulgação dos nomes vencedores será feita presencialmente e transmitida ao vivo pela Rede Globo de Televisão, durante o MGTV 1ª edição, em frente aos recintos dos dois animais, às 12h. Para visitar o Jardim Zoológico é necessário comprovar imunização contra a febre amarela, apresentando documento de identidade original e cartão de vacinação, com vacina aplicada há pelos menos 10 dias.

 

NOMES EM VOTAÇÃO:

Espécie
Nome
Significado

 

Hipopótamo (fêmea)

Aisha

vida

Anaya

olhar de Deus

Odara

beleza/bela

 

Lobo-guará (macho)

Akin

guerreiro, valente

Yuki

felicidade

Porã

alegria

 

Sobre as espécies:

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

O lobo-guará é uma espécie da fauna silvestre brasileira, ou seja, nativa. Essa espécie consta na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção.
 

É um animal de hábitos solitários (une-se a um parceiro somente na época de acasalamento) e noturnos, o que, por vezes, dificulta que o visitante do Zoológico o veja circulando pelo recinto. Sua alimentação é onívora (na natureza alimenta-se de frutos e pequenos animais e, no Zoológico, é tratado com uma mistura de frutas, legumes, ração e carnes – frango moído e coração de boi). É considerado o maior canídeo da América do Sul. O período máximo de vida registrado sob cuidados humanos foi de 16 anos e meio. O macho desempenha um papel importante no cuidado com os filhotes, defendendo-os de qualquer ameaça e, inclusive, oferecendo-lhes comida regurgitada.
 

A espécie sofre nas mãos de pessoas que acreditam em poderes mágicos e nas propriedades de cura com o uso de partes de seu corpo. Essas práticas comuns entre os povos antigos são chocantes e continuam sendo utilizadas até os dias de hoje, e têm contribuído contribuído para a diminuição de suas populações.

 

Hipopótamo (Hippopotamus amphibius)

O hipopótamo é uma espécie animal de origem africana e, portanto, exótica, ou seja, não ocorre naturalmente nos ambientes de nosso país. É também uma espécie ameaçada de extinção. Possui hábitos crepusculares e noturnos: passa praticamente todo o dia dormindo ou descansando na água ou próximo dela, o que serve para manter a temperatura do corpo baixa e ajuda a impedir o ressecamento da pele. No fim da tarde e à noite sai para se alimentar, podendo percorrer distâncias de até 40 km.
 

É um dos maiores mamíferos terrestres. Chega a medir 4 metros de comprimento e 1,5 metros na altura do ombro. Pode pesar até 4,5 toneladas. Sua expectativa de vida na natureza pode chegar aos 40 anos e quando está sob cuidados humanos, cerca de 50 anos. Na natureza, alimenta-se de gramíneas, folhas, ramos de arbustos, bulbos, rizomas e plantas semiaquáticas. Já no Zoológico de BH, a dieta é composta de capim, alfafa peletizada e ração para cavalo, sendo essa fornecida duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde.
 

Apresenta na superfície lisa da pele glândulas que excretam, sob a forma de “suor avermelhado”, uma substância que o protege contra queimaduras dos raios solares diretos. Esse fenômeno é popularmente conhecido como “suor de sangue”. A pele gordurosa, grossa e lisa, com 5 a 6 centímetros de espessura, é ponteada por poucos e pequenos pelos esparsos. Seu couro, por resistir ao impacto de dardos e flechas, era usado antigamente pela indústria bélica na confecção de capacetes e escudos protetores. A caixa torácica ampla e a gordura acumulada sob a pele espessa, é que permitem sua capacidade de flutuar. Além disso, a gordura estabiliza a temperatura interna do corpo do animal, quando está dentro da água. Extremamente territorialistas, os hipopótamos podem oferecer riscos a quem ousar se aproximar deles. São considerados os animais mais agressivos do mundo.