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Arraial de Belô 2025 bate recorde com mais de R$ 2 milhões em patrocínios e convênio
Foto: Cesar Tropia

Arraial de Belô 2025 bate recorde com mais de R$ 2 milhões em patrocínios e convênio

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A 46ª edição do Arraial de Belô tem seus patrocinadores confirmados. Com recorde histórico, o festejo receberá R$ 800 mil de patrocínio da Caixa Econômica Federal, que assinará a cota “Apresenta”. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a marca de cosméticos Natura adquiriram a chancela “Apoio” e também vão apoiar financeiramente o festejo de 2025, cada uma com R$ 100 mil. Com o objetivo de qualificar ainda mais o evento, a Prefeitura de Belo Horizonte firmou convênio com o Ministério do Turismo, garantindo um aporte financeiro de R$ 1,029 milhão.

O Arraial de Belô, consolidado como uma das maiores festas juninas do Brasil, tem se tornado uma excelente oportunidade para entidades e empresas apresentarem seus produtos e serviços, além de realizar ações de relacionamento com o público. Por assinar a principal cota de patrocínio, a Caixa Econômica Federal terá sua marca destacada em todas as ações durante o período junino na capital. Isso inclui menções em todos os materiais impressos e digitais de comunicação, realização de ações promocionais, posts exclusivos nas redes sociais da Belotur e outras ações de divulgação.

Para a CDL-BH e Natura, as contrapartidas, disponibilizadas de acordo com a cota adquirida pelas empresas, são menção das marcas em local destacado no Mineirinho; ativação das marcas no Concurso Prato Junino; realização de uma ação promocional nas arquibancadas do evento e em uma blitz junina, além de ações de comunicação. Todas as contrapartidas podem ser conferidas no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

“Estamos muito felizes em anunciar os patrocínios do Arraial de Belô 2025, com recorde de arrecadação junto aos parceiros. Acreditamos que o setor privado é um aliado estratégico na realização dos grandes eventos da nossa cidade. Por isso, é uma alegria imensa contar com o apoio da CDL, que representa com excelência o comércio e os serviços de Belo Horizonte, e da Natura, uma marca de alcance nacional e grande relevância”, afirma a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.

Ela também destaca a parceria com os atores públicos. “A Caixa Econômica Federal tem papel fundamental no incentivo à cultura e valorização das tradições populares. Agradecemos ainda o Ministério do Turismo por reconhecer o Arraial de Belô como uma das maiores celebrações da cultura junina no Brasil. Essa visibilidade nos posiciona como um dos principais festejos juninos do país e reforça o potencial da nossa festa como uma tradição da cultura de Belo Horizonte e também como um evento de projeção nacional, capaz de atrair turistas, movimentar a economia e gerar renda e empregos na capital”.

Reconhecimento oficial

O Arraial de Belô 2025 é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. e conta ainda com a parceria do Mercado Central KTO.  Chega nesse ano à 46ª edição reafirmando o lugar entre os maiores festejos juninos do país, reconhecido oficialmente pelo Ministério do Turismo e pela Embratur. Na edição anterior, cerca de 80 mil pessoas participaram da pré-programação e dos quatro dias de festa, crescimento de 35% no público diário em comparação com 2023.

A avaliação do público também foi extremamente positiva: o evento alcançou nota média 9,2 (em uma escala de 10), segundo levantamento do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão vinculado à Belotur. A Vila Gastronômica foi um dos grandes destaques, reunindo bares do Mercado Central e os vencedores do 5º Concurso Prato Junino. O resultado foi um aumento médio de 54% nas vendas de alimentos e bebidas durante os quatro dias de evento, consolidando o Arraial como uma potência de cultura, gastronomia e movimentação econômica para a cidade.