30 June 2025 -
O Observatório do Turismo de Belo Horizonte esteve representado na 9ª edição do Encontro Nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), rem Blumenau (SC). O evento teve como tema “Redes Colaborativas e o Uso de Dados na Gestão do Turismo Brasileiro” e reuniu mais de 70 observatórios associados, além de gestores públicos e privados, pesquisadores, profissionais do turismo e interessados no desenvolvimento do setor no Brasil.
A programação incluiu uma série de palestras, mesas temáticas e debates com foco em boas práticas, soluções inovadoras e o uso estratégico de dados na tomada de decisão no setor turístico. Durante o encontro também aconteceu a 3ª Mostra de Pesquisa Científica e Mercadológica da RBOT, com quatro grupos de trabalho, além da apresentação da pesquisa em rede “Intersecção entre Cultura e Turismo: Um Estudo sobre o Turismo Cultural em Eventos Regionais”, que conta com a colaboração do Observatório do Turismo de Belo Horizonte e do Observatório da Cultura de Belo Horizonte a partir da Pesquisa da Virada Cultural de BH 2024.
“Foi uma honra ter representado Belo Horizonte em um espaço tão qualificado de troca e construção coletiva. Levar a experiência da capital mineira em eventos culturais e sua interseção com o turismo é uma oportunidade de mostrar o quanto os dados podem orientar políticas públicas mais eficientes e conectadas com os territórios”, afirma Maria Thereza Saez Magalhães, que integra o Observatório do Turismo de BH e participa da Comissão de Ética da RBOT.
A participação ativa do Observatório de BH reforça o compromisso da Belotur com a inteligência de dados e o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento urbano, econômico e cultural. “O Observatório de Belo Horizonte é uma referência nacional em produção de dados turísticos e inteligência de mercado. Estar presente em eventos como o da RBOT é fundamental para seguirmos inovando, aprendendo com outras cidades e, principalmente, contribuindo para posicionar BH como destino criativo, cultural e cada vez mais conectado às boas práticas de gestão pública”, destaca Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
A RBOT é uma rede colaborativa que promove a articulação entre os observatórios brasileiros de turismo com o objetivo de aprimorar metodologias, compartilhar experiências, produzir dados estatísticos e desenvolver estudos e soluções para o setor de forma integrada. Mais informações estão disponíveis em www.rbotbrasil.com. Saiba mais sobre o Observatório do Turismo de Belo Horizonte em prefeitura.pbh.gov.br/belotur/observatorio-do-turismo.