Pular para o conteúdo principal

Ponto Limpo da SLU coloca fim em lixão no bairro Vista Alegre

criado em - atualizado em

Uma das maiores áreas de deposição clandestina de lixo em Belo Horizonte deu lugar a um ambiente saudável para a população, no bairro Vista Alegre, na região Oeste. O novo Ponto Limpo, localizado na Rua Martins Soares, próximo à esquina da Rua Padre José Maurício, foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 18. Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Padre Henrique Brandão participaram do evento, com o plantio de mudas de árvores e outras plantas doadas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Pneus usados, pintados pelos próprios alunos, foram usados como vasos.

O terreno, de propriedade da empresa VLI, localizado na margem da linha férrea, era alvo frequente de carroceiros, caçambeiros e caminhoneiros que despejavam clandestinamente entulho e lixo. A SLU limpava o local com frequência, retirando cerca de 50 toneladas por mês, com a utilização de pá-carregadeira. Mesmo com uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) próxima à região, na Avenida Tereza Cristina, 8.451, esquina com Rua Demiza, bairro Nova Gertrudes, o local sempre voltava a ficar sujo.

Para implantar o Ponto Limpo, a SLU realizou várias campanhas de mobilização social com a vizinhança, que se comprometeu a ajudar na manutenção da limpeza do local. Os moradores cercaram a área com os mourões doados pela empresa VLI, que também limpou parte de seu terreno. Fiscais da Secretaria Municipal de Política Urbana e agentes da Guarda Municipal fizeram plantões na região, inclusive noturnos, para que o local não fosse mais alvo dos infratores. Todo o processo contou ainda com a parceria da Regional Oeste e da Sudecap.

A chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula Costa Assunção, ressalta a participação da comunidade para o sucesso da ação. “É muito importante essa articulação, com o envolvimento de todos, para recuperar áreas degradadas como essa. Desde 2018 já implantamos quase 400 pontos limpos. São ações integradas com a população, escolas, igrejas, associações de moradores e diversos setores da Prefeitura”, explica.

De acordo com a microempresária Camila Araújo, moradora do bairro, que faz parte de um grupo que busca melhorias para a região, o Ponto Limpo significa a concretização de um sonho. “É um momento histórico para a comunidade. Antes aqui era um lixão a céu aberto, que prejudicava a todos. O acúmulo de lixo ocasionava doenças, insetos e um odor muito forte”, conta. “Hoje ver toda essa equipe mobilizada pela limpeza da área é uma conquista”, diz.

Vila São Lucas também foi beneficiada

Outra comunidade beneficiada com um Ponto Limpo nesta semana foi a da Vila São Lucas, na região Centro-Sul da cidade. Localizado ao lado de uma escadaria, na rua Piranga esquina com rua Dante, o lugar era um ponto crítico de deposição clandestina de resíduos, que causava transtornos a toda vizinhança. A SLU recolhia diariamente cerca de uma tonelada de lixo no local. Depois de uma campanha de mobilização social junto aos moradores, os garis da SLU limparam a escadaria, que também ganhou uma nova pintura. Por fim, a SLU instalou uma placa com a seguinte mensagem: “Ponto Limpo – Proibido jogar lixo e entulho. Lançar resíduos neste local constitui crime ambiental. Sujeitos a multa”. 

SLU oferece alternativas para o descarte

De acordo com a legislação de limpeza urbana (Lei 10.534/2012), a multa para quem despeja resíduos em vias públicas, lotes vagos e encostas pode chegar a R$ 6.651,80.

Em Belo Horizonte há opções corretas para descartar os resíduos em vez de jogar nas vias. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) da SLU recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia. Atualmente Belo Horizonte conta com 34 URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das URPVs estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Já para quem precisa descartar uma quantidade maior de entulho, a alternativa, também gratuita, é a Usina de Reciclagem de Entulho, na Rua Policarpo Magalhães Viotti, 450, Bandeirantes, que recebe o material transportado por caminhonetes e caminhões.

O cidadão que presenciar deposição clandestina de resíduos ou estiver prejudicado por esse tipo de prática deve registrar a denúncia nos canais de atendimento da Prefeitura: Central de Atendimento BH Resolve (avenida Santos Dumont, 363, Centro), aplicativo PBH APP ou o Portal da PBH.