Pular para o conteúdo principal

Polo Esportivo e de Lazer Dom Bosco movimenta a vida de cerca de 400 pessoas de todas as idades
Foto: Divulgação SMEL/PBH

Polo Esportivo e de Lazer Dom Bosco movimenta a vida de 400 pessoas

criado em - atualizado em

Sair de casa duas vezes por semana para praticar atividades esportivas ou físicas é uma nova rotina na vida de cerca de 400 crianças, adolescentes e adultos, residentes em localidades vizinhas ao bairro Dom Bosco, região Noroeste da capital. Desde janeiro deste ano, os moradores passaram a frequentar o Polo Esportivo e de Lazer Dom Bosco, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o objetivo de ampliar o acesso às atividades esportivas e de lazer para a comunidade.

As atividades do Polo são realizadas nas dependências do Ginásio Esportivo Dom Bosco (Rua Tabapuam, 514), imóvel que passou recentemente  por obras de requalificação e investimentos de segurança.  O local é movimentado de segunda a sexta-feira, durante o dia e à noite, com as presenças de alunos de todas as idades e professores de educação física  para as aulas, com turmas mistas, de futsal, ginástica, judô e dança.

As inscrições para as aulas devem ser feitas pelo email trilhar@trilhar.org.br ou pelo telefone 3016-5067 e 98233-4880.

Nas aulas de ginástica, nas modalidades rítmica, artística e funcional, concentram-se quase metade das matrículas e o gênero feminino representa  96% dos participantes. Em  segundo lugar aparece o futsal, com  36% do total de alunos de várias faixas etárias, com o gênero  masculino ocupando 92% das matrículas.

Cerca de 60% dos inscritos fazem parte do Esporte Esperança, programa da Prefeitura de Belo Horizonte que visa garantir às crianças e aos adolescentes, residentes em áreas de vulnerabilidade social, o acesso aos esportes, aos jogos, à ginástica e às brincadeiras.

Petter de Figueiredo, gerente do Esporte e Esperança e integrante da equipe de coordenação do Polo, diz que neste período de menos de seis meses de funcionamento do Programa,  o judô, uma das novidades de modalidades esportivas ofertadas, teve número de inscrições e de presença feminina entre os alunos, acima da expectativa da coordenação. Lembra que as aulas têm 75 crianças e adolescentes, sendo 49 meninos e 26 meninas.

 

Petter também destaca que o boxe é outra modalidade que teve grande adesão de participantes com matrículas femininas respondendo por quase a metade das 80 inscrições de alunos com idade a partir de seis anos. Ele observa que a gratuidade das aulas também se estende para o acesso aos uniformes.