Pular para o conteúdo principal

PBH realiza Semana das Juventudes com tema “A gente combinamos de não morrer”
Arte/PBH

PBH realiza Semana das Juventudes com tema “A gente combinamos de não morrer”

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE/BH) realizam, entre os dias 21 e 25 de agosto, a Semana das Juventudes: “A gente combinamos de não morrer”. O Centro de Referência da Juventude (CRJ) será palco do evento, que também celebra os 10 anos do Estatuto da Juventude. O tema do evento faz referência ao poema de Conceição Evaristo. “Eles combinaram de nos matar, mas a gente combinamos de não morrer”. O Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria Nacional das Juventudes são parceiros nas atividades. A programação completa está disponível no Portal da PBH.  

Com a realização da Semana das Juventudes, a Prefeitura de Belo Horizonte tem o objetivo de destacar a importância da participação social e política dos jovens na promoção dos direitos humanos e principalmente fomentar na agenda da cidade a urgência do fortalecimento das políticas públicas feitas com, pelas e para as juventudes. 

Na programação, a Caravana Participativa do Plano Juventude Negra Viva, do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria Nacional da Juventude, desembarca em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22, com o intuito de mobilizar e promover a participação social. das diversas juventudes não só da cidade de Belo Horizonte, mas de todo o estado de Minas Gerais. A construção do Plano Juventude Negra Viva está passando por todas as 27 capitais do país visando a colaboração ativa dos jovens brasileiros. 

Dialogando com a criação do Plano nacional, o Plano Municipal de Prevenção à Letalidade Juvenil de Belo Horizonte será relançado na noite desta segunda-feira (21), com participação da sociedade civil e de integrantes do poder público da capital. Já na noite da terça-feira (22), o Afrosarau, realizado pelo Coletivo Afrolíricas, encerra a passagem da Caravana Nacional pela cidade. 

Na quarta-feira (23), as atividades serão iniciadas às 9h, com um seminário sobre os 10 anos do Estatuto da Juventude. As discussões terão início a partir da pergunta “Temos o que celebrar?”, propondo uma reflexão sobre o que foi feito da política das juventudes desde então e sobre os caminhos futuros. A tarde e à noite serão preenchidas por oficinas de funk e rap como expressão das culturas juvenis. 

O primeiro evento da quinta-feira (24) será uma roda de conversa com o tema “Pela liberdade das juventudes negras e periféricas: Os movimentos sociais e iniciativas anti punitivistas em BH”. Na sequência, acontecerá a oficina temática sobre juventude e saúde sexual, que abordará a profilaxia pré-exposição e ações das políticas de saúde pública: testagem rápida em ISTs, vacinação e aconselhamento. À noite também teremos uma oficina da Cultura Ballroom e os Direitos Humanos das Juventudes LGBTQIA+. 

Fechando a Semana, a sexta-feira (25) começa com uma oficina de escrita realizada pela Biblioteca Pública Infanto Juvenil do município. O foco da oficina será “Raiva, riso e rima: construindo e desconstruindo pensamentos”. No período da tarde, o Centro de Referência das Juventudes fará a inauguração do “Estúdio do CRJ” e serão eleitos os conselheiros para as vagas suplementares do Conselho Municipal de Juventude (COMJUVE/BH). A última noite será de celebração, com o festival das juventudes, com diversos artistas de Belo Horizonte. 

Durante todo o evento, a Perifeira, uma feira de produtos de arte e artesanais feita por jovens artesãos e artistas das periferias de Belo Horizonte, estará instalada no Centro de Referência das Juventudes.