Pular para o conteúdo principal

Selfie de mulher com mais de doze jovens com cartazes sobre o combate à automutilação.
Foto: Divulgação PBH

PBH promove atividades na Semana de Prevenção e Combate à Automutilação

criado em - atualizado em
Para marcar a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação, comemorada na segunda semana do mês de setembro, a Prefeitura de Belo Horizonte está promovendo diversas atividades intersetoriais em escolas da regional Pampulha. O objetivo é conscientizar estudantes, pais, responsáveis e profissionais sobre a questão da violência autoprovocada envolvendo crianças e adolescentes.

 

Até esta sexta-feira, dia 13, diversas escolas estão oferecendo uma programação diversa, nas áreas de saúde, educação e assistência social, com rodas de conversas, brincadeiras, danças, teatros, oficinas de arte, palestras e apresentação de filmes, entre outras.

 

As atividades foram planejadas de maneira a tratar o tema da violência autoprovocada junto a toda comunidade escolar utilizando as rodas de conversa, cinema comentado e palestras como estratégia de conscientização e, de forma lúdica, resgatando brincadeiras, promovendo interação entre os estudantes e chamando a atenção para a importância da valorização da vida.

 

Instituída pela Lei 11.180 de 30 de julho de 2019, a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação tem o propósito de auxiliar e envolver a sociedade na prevenção dessa prática e orientar os pais na adoção de medidas que ajudem crianças e adolescentes a superar situações geradoras de sofrimento psíquico e emocional, buscando afastá-los da prática da automutilação. Nestas quinta e sexta-feira, as atividades ocorrem na Escola Municipal Anne Frank (rua k, 445, Confisco) e na Escola Municipal Dom Orione (rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500, Ouro Preto).