Pular para o conteúdo principal

PBH promove ações de conscientização sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids
Arte/PBH

PBH promove ações de conscientização sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids

criado em - atualizado em

Em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids e para reforçar as formas de prevenção, a Prefeitura de Belo Horizonte promove, nesta sexta-feira (1º), uma série de ações de promoção à saúde para a população da capital. Serão divulgadas informações sobre os cuidados de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), estímulo ao uso de preservativos sexuais e orientações sobre testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, especialmente para o público jovem, que tem se mostrado mais vulnerável à infecção pelo HIV. 

A equipe de redutores de danos do Programa BH de Mãos Dadas Contra à Aids e o grupo Mobiliza SUS, estarão nos vagões do metrô, das 14h às 18h, distribuindo folders, autotestes e preservativos internos (feminino) e externos (masculinos). A equipe também irá participar de ação na Praça 7, realizada pela Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aspromig), prevista para 8h. 

Neste ano, reforçando a importância desse cuidado, a Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, do Ministério da Saúde, a Certificação do Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e o Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis Congênita. A premiação é um reconhecimento e o resultado do engajamento das equipes de saúde para erradicar esses graves problemas de saúde pública. 

Durante todo o mês de dezembro, as ações continuam, com atuação em parceria com líderes comunitários e equipes dos centros de saúde, com realização de testes rápidos, entrega de autotestes para o HIV, dinâmicas e jogos sobre prevenção combinada. 

Outra importante ação é à adesão do município à Declaração de Paris, que busca mobilizar esforços locais e potencializar o alcance das ações desenvolvidas, com foco na luta contra o HIV/Aids. Esses compromissos estão vinculados às metas globais de que 95% das pessoas conheçam o diagnóstico positivo para HIV, tenham conhecimento e acesso ao tratamento, além do controle da carga viral. Belo Horizonte está na fase final para a assinatura reafirmando, mais uma vez, o compromisso na luta contra o HIV/Aids. 

Cuidado durante todo o ano

Cabe reforçar que durante o ano todo são ofertadas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento pelos serviços do SUS- BH. Nos 152 centros de saúde e nos centros de testagem aconselhamento as ações de prevenção ao HIV continuam com ofertas da testagem rápida e entrega do autotestes para o HIV.

Há também o atendimento e o cuidado das Pessoas que Vivem com HIV (PVHA) na cidade, que é realizado nos serviços especializados. Nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), todas as PVHA podem retirar gratuitamente o antirretroviral para o tratamento ao HIV. 

Mais informações sobre estão disponíveis no Portal da Prefeitura.